metropoles.com

Cartão Gás: saiba como solicitar o benefício de R$ 100 no DF

A função débito do cartão poderá ser usada em estabelecimentos cadastrados no projeto do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução BRB
Cartão Gás no DF
1 de 1 Cartão Gás no DF - Foto: Reprodução BRB

O Programa Cartão Gás do Governo do Distrito Federal (GDF) tem por objetivo auxiliar a população em risco social na aquisição do botijão de gás de cozinha, neste período de pandemia da Covid-19. Para solicitar o Cartão Gás é preciso saber se você está dentro das regras do programa. O benefício de R$ 100 será concedido a cada dois meses e promete atender a 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os requisitos para recebimento do auxílio são: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ter declarado comprometimento de renda com a aquisição do GPL 13kg, residir no Distrito Federal e ter idade igual ou superior a 16 anos.

A inscrição é feita pelo site do BRB social e é preciso apenas entrar com o CPF, já que todo o cadastro do CadÚnico, da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi repassado ao BRB; então o cadastro é feito apenas para a retirada do cartão.

Uma lista com os contemplados vai ser divulgada no dia 31 de agosto e o benefício começa a valer a partir de setembro. Segundo Ibaneis Rocha, “em torno de 15 dias após o cadastramento, o cartão estará nas mãos das pessoas. É só o prazo de tramitação do processo e da entrega do cartão”, destacou o governador do Distrito Federal.

Como usar o benefício?

A função débito do cartão poderá ser usada em estabelecimentos cadastrados no projeto do GDF. O cadastro dos estabelecimentos será feito pela Secretaria de Economia e divulgado junto à lista dos contemplados do programa.

De acordo com o GDF o benefício emergencial tem duração de 18 meses. Os contemplados poderão ter acesso a um botijão de gás de 13 kg a cada dois meses, a princípio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é a responsável pelo programa social. A pasta fará a operacionalização do Cartão Gás e o Banco de Brasília (BRB) será o agente financeiro. A previsão é que o auxílio seja financiado por recursos do Tesouro local, dependendo de disponibilidade.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?