metropoles.com

Carnaval no Parque e Surreal ganham certificado de Lixo Zero

Organizadores dos eventos conseguiram reaproveitar mais de 90% dos resíduos produzidos pelos convidados

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles
Brasília (DF), 21/04/2018  – Evento: Festa Surreal-  Local Torre Digital  Foto: JP Rodrigues/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 21/04/2018 – Evento: Festa Surreal- Local Torre Digital Foto: JP Rodrigues/Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/ Especial para Metrópoles

Dois dos eventos mais badalados da cidade receberam o certificado internacional pela prática do lixo zero em 2018. Carnaval no Parque e Surreal conseguiram reaproveitar mais de 90% dos resíduos produzidos pelo público, destinando para a compostagem os orgânicos e para reciclagem os papéis, plásticos e metais.

O Carnaval do Parque gerou em torno de 31 toneladas de resíduos. Desse total, 96,8% teve um destino mais nobre do que aterro sanitário, ou seja, foram reduzidos ou reaproveitados. Apenas 3,2%, que equivale a 1 tonelada, foi para o aterro sanitário. No Surreal, foram 34,95 toneladas de lixo e 90,3% passaram por reciclagem.

Evento pioneiro na destinação ecológica dos resíduos, o Na Praia de 2017 gerou 170 toneladas de lixo e conseguiu transformar 95,14% do lixo produzido em nova matéria prima.

O conceito Lixo Zero é uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais. “Para chegarmos nesse patamar foi necessário engajamento e trabalho árduo de uma série de profissionais, agentes públicos, ONGs e a comunidade. Nosso propósito é conscientizar a população e mostrar ao setor que o Lixo Zero já é uma realidade”, afirma o diretor de Sustentabilidade e sócio da R2 Produções, Eduardo Azambuja

O certificado internacional, emitido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, representante da Zero Waste International Alliance no país, será entregue na quinta-feira (7), em Brasília, no Seminário Internacional Eventos Lixo Zero.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?