Cardeal dom José Freire Falcão morre após complicações da Covid-19

O arcebispo emérito de Brasília estava internado em um hospital particular após piora nos quadros respiratório e renal

atualizado 27/09/2021 7:25

Cardeal Dom José Freire FalcãoCNBB/ Divulgação

O arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, faleceu às 22h40 deste domingo (26/9). O religioso estava internado no Hospital Santa Lúcia, da Asa Sul, por complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 95 anos. A informação foi dada pela Arquidiocese de Brasília, por meio das redes sociais.

Dom José Freire Falcão foi internado em 17 de setembro, após testar positivo para o novo coronavírus. Ele completaria 96 anos em outubro.

“Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”, escreveu a Arquidiocese de Brasília, em nota.

Ainda não há informações sobre velório.

Na manhã desta segunda-feira (27/9), o governador Ibaneis Rocha lamentou a morte do religioso. No Twitter, o chefe do Executivo disse que dom José Freire foi um dos “maiores guias religiosos” de Brasília.

Veja a publicação:

História

O cardeal dom José Freire Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou.

Sempre fiel ao lema episcopal, “In humilitate servire” (Servir na humildade), dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal.

O cardeal preparou a recepção ao papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Participou, em 2005, dos funerais de João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI.

O religioso nasceu em 1925, na cidade de Ereré (CE). Com a apoio e incentivo da família, desde cedo sonhou em ser sacerdote.

0

Leia a nota emitida pela Arquidiocese de Brasília:

É com profundo pesar que a Arquidiocese de Brasília comunica que, aos 95 anos, o Cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, fez sua Páscoa, por complicações do COVID-19, no dia 26 setembro de 2021, às 22h40, no Hospital Santa Lúcia, Asa Sul.

O Cardeal foi internado no dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para o COVID-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, Dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma intubação respiratória para dar um conforto maior à sua condição.

Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular.

Informações sobre o velório em breve.”

Últimas notícias