metropoles.com

Cano entope e casa no DF é inundada por água de esgoto. Veja fotos

Caso ocorreu no Areal, em Águas Claras (DF). Caesb identificou “gato” na residência, e Corpo de Bombeiros quebrou muro para escoar o imóvel

atualizado

Compartilhar notícia

Caesb/Divulgação
Imagem colorida de uma caixa de esgoto transbordando
1 de 1 Imagem colorida de uma caixa de esgoto transbordando - Foto: Caesb/Divulgação

Uma casa no conjunto 6 do Areal, em Águas Claras (DF), ficou alagada após o sistema de esgoto da residência entupir. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi acionada e descobriu que havia ligações clandestinas no imóvel, o popular “gato”.

O incidente ocorreu nesta terça-feira (9/7) e não deixou feridos. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado antes da Caesb. Os militares tentaram fazer o desentupimento com bombas de sucção, sem sucesso. Decidiram, então, abrir um buraco em um muro para que os resíduos do esgoto escoassem.

O CBMDF acionou a Caesb, e os agentes constataram irregularidade nas ligações de água e de esgoto. “Trata-se de uma região que não é atendida pelas redes da Companhia”, informa. Ainda assim, o órgão afirma que desentupiu a tubulação de esgoto e fez a limpeza da casa.

Veja fotos do atendimento:

3 imagens
Esgoto inundou a residência
Funcionários limparam todo o interior do imóvel
1 de 3

Caesb afirma que havia ligação clandestina de água e esgoto no imóvel

Caesb/Divulgação
2 de 3

Esgoto inundou a residência

Caesb/Divulgação
3 de 3

Funcionários limparam todo o interior do imóvel

Caesb/Divulgação

A Caesb alega que tomará medidas para eliminar os “gatos” e evitar que o problema ocorra em outras casas. “É preciso lembrar que as ligações clandestinas de água e de esgoto podem causar danos tanto ao meio ambiente quanto às próprias pessoas que as realizam. Há o risco de contaminação por doenças pelo retorno do esgoto, além de prejuízos aos imóveis”, alerta.

A empresa recomenda que a população denuncie ligações clandestinas de água ou de esgoto. É possível registrar ocorrências por meio dos Central 115, (61) 3029-8428 WhatsApp e Ouvidoria (3329-9090). No site oficial da empresa (www.caesb.df.gov.br) é possível ter acesso a esses canais. Os postos do Na Hora também estão à disposição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?