metropoles.com

Raparigueiros e Baratona levam 170 mil foliões ao Eixão Sul, no último dia de Carnaval

A estimativa de público é da Polícia Militar. Os brasilienses escolheram os dois maiores blocos da cidade para encerrar o feriado

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda / Especial para o Metrópoles
1 de 1 - Foto: Leonardo Arruda / Especial para o Metrópoles

Na noite derradeira do Carnaval, os brasilienses gastam suas últimas energias nos maiores blocos da capital. Raparigueiros e Baratona reúnem milhares de foliões pelo segundo dia no Eixão Sul. Axé, funk e sertanejo fazem o público dançar durante ensolarado crepúsculo.

 

0

 

Com apenas 10 minutos de atraso, o bloco Pacotão deu início ao último dia de folia, na 302 Norte. Centenas de pessoas seguem dois carros de som rumo à 504 Sul. O bloco, que segue na contramão da w3, vai fazer uma breve parada em frente ao hospital Sarah Kubitschek. Todos os anos o pacotão se apresenta para os pacientes que esperam nas janelas da unidade de saúde.
Cerca de 1 mil pessoas acompanham o bloco, segundo a PM. A bateria do bloco Medida Provisória (vídeo) tomou conta da calçada de um dos comércios da quadra e tocou marchinhas de carnaval. Músicas tradicionais estão na ponta da língua de idosos e adultos que esperam a saída do trio elétrico.

A marchinha tema do Pacotão este ano é do músico Paulão de Varadeiro, intitulada de “Suruba no alto escalão”, que faz uma crítica à corrupção. A organização espera receber 20 mil pessoas.

Faixas com críticas à gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estampam os dois trios elétricos do Pacotão. “Circuncunha e a zika vírus são as pragas rollemberguianas.”

 

0

 

Enquanto isso, foliões adultos e mirins estão no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, para a Baratinha. A música só deve tocar a partir das 15h (apesar de a programação dizer que a festa começaria ao meio-dia). Mas isso não é problema para a criançada, que aproveita os tradicionais brinquedos nos quais os próprios pais brincaram há alguns anos. As barraquinhas de comida também estão movimentadas.

Enquanto as atrações não começam, as crianças também fazem fila para tirar fotos com os bombeiros. Elas entram no grande caminhão estacionado ao lado do palco, colocam capacetes da corporação e tiram dúvidas sobre a atividade.

Entre as fantasias de Frozen, Branca de Neve e palhaços, uma chamou a atenção: a do pequeno Pedro Daniel Ferreira, 3 anos, que sonha em ser policial militar (veja galeria). A paixão despertou no aniversário de 1 ano, quando ele ganhou uma viatura de brinquedo, mesmo não tendo nenhum parente na corporação — o pai é administrador, e a mãe estuda para cursinhos. O tema do último aniversário foi justamente a PM. Na ocasião, militares do batalhão de Sobradinho participaram da festa.

 

0

 

Mais cedo, a manhã de terça (9) começou animada na entrequadra da 408/409 Norte. O bloco Calango Careta e Lagartixa reuniu dezenas de famílias neste último dia de carnaval. As primeiras marchinhas começaram a ser cantadas às 11h.

O turno matutino foi direcionado para crianças, que brincaram e dançaram no ritmo da banda Lagartixa Chorosa. Os músicos capricharam nas fantasias. Em meio à orquestra a céu aberto, era possível encontrar mágicos, equilibristas, palhaços e índios.

A festa dos adultos está prevista para começar às 14h e deve seguir até as 22h. Organizadores do evento esperam receber 5 mil foliões ao longo do dia.

0

Na Praça dos Prazeres, na 201 norte, um grupo de foliões trocou o agito tradicional do Carnaval por um clima diferente. O Carnaval medieval traz shows de bandas de rock e folk para os que estão cansados dos ritmos da estação.”As feiras medievais também têm música e animação. Sempre gostei do estilo e mata a saudade de quando morei na Irlanda”, conta o estudante Gian Rech, de 23 anos.

0

 

Nem só de bloquinhos é feito o feriado. Muita gente aproveitou o sol do último dia de Carnaval para curtir na orla do Lago. Próximo a Ponte JK, as pranchas de stand up paddle e os pedalinhos deram cor ao lago.

O motorista Douglas Gomes Santana, de 30 anos, esteve com a família no local em busca de tranquilidade. “Amanhã volto a trabalhar, então o programa de hoje tem que ser mais calmo”.

Quem frequenta a orla ainda tem diversas opções de barraquinhas de comida, além de parquinho e cama elástica para as crianças.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?