metropoles.com

Caixa de Pandora: Manoel Neto alega ter exame médico e não depõe

O marido de Jaqueline Roriz é réu em uma das 17 ações do processo. Ele é acusado de ter recebido dinheiro ilícito para apoiar Arruda em 2006

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Morte Roriz 3
1 de 1 Morte Roriz 3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 7ª Vara Criminal de Brasília realizou nesta quinta-feira (29/11) mais uma audiência relacionada ao esquema de corrupção conhecido como Caixa de Pandora. Estava previsto para esta tarde o depoimento do marido da ex-deputada federal Jaqueline Roriz, Manoel Neto. Réu no processo por corrupção passiva, ele alegou que precisava fazer um exame médico e foi liberado. Em seguida foi ouvido Davi Braz, testemunha da defesa de José Roberto Arruda.

Braz é servidor da Companhia Energética de Brasília (CEB), foi assessor parlamentar de Arruda na Câmara dos Deputados e trabalhou na campanha do ex-governador em 2006. Na audiência, ele disse que seria improvável Jaqueline e Manoel terem aceitado dinheiro para apoiar José Arruda, naquele pleito, em vez da concorrente Maria de Lourdes Abadia – então a candidata oficial de Joaquim Roriz.

Na ação ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o delator da Caixa de Pandora Durval Barbosa acusa a ex-parlamentar e seu marido de terem recebido R$ 50 mil de origem ilícita, das mãos dele, para fazerem campanha a Arruda. Posteriormente, o casal teria ganhado mesadas e aparelhos Nextel. Eles também foram responsáveis pela nomeação do administrador de Samambaia à época.

Na ação apreciada nesta quinta, são analisados os casos dos réus por corrupção ativa – José Roberto Arruda e Durval Barbosa –, além do de Manoel Neto, acusado por corrupção passiva. O processo de Jaqueline Roriz corre separadamente.

O esquema de corrupção é tratado em 17 ações judiciais. Arruda está em 12 delas. Até dezembro será realizada uma série de interrogatórios sobre o processo, aberto há 9 anos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?