metropoles.com

Brasiliense treina lutador do UFC Borrachinha e leva competidor a Abu Dhabi

Equipe com treinador brasiliense e lutador viaja neste mês a Dubai para se acostumar com clima, fuso horário e calor em Abu Dhabi

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Três homens posando para foto um deles tem o cinturão conquistado após luta
1 de 1 Três homens posando para foto um deles tem o cinturão conquistado após luta - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Uma das lutas mais aguardadas para a competição internacional do UFC é a que vai decidir o campeão no peso médio, com o duelo do brasileiro Paulo Costa “Borrachinha” contra o russo Khamzat Chimaev. A disputa ainda tem um atrativo a mais para Brasília. É que um dos treinadores da comissão técnica é o brasiliense Marcus Silva.

Caso vença a luta, Paulo vai ganhar um prêmio em dinheiro e subirá para segundo lugar no ranking. Assim, poderá disputar o cinturão de peso médio.

A equipe viaja neste mês para Abu Dhabi. A capital de Dubai será cenário para a comemoração dos 30 anos de UFC e palco de lutas e combates inéditos. É neste ano também que se celebra a 5ª edição da Semana de Confronto em Abu Dhabi (Abu Dhabi Showdown Week, em tradução livre).

As disputas estão marcadas para outubro, mas a preparação exige que os lutadores estejam antes no território árabe. “Vamos quase 50 dias antes do início para que o corpo possa adaptar com calor, fuso horário, alimentação tudo. É importante diminuir o máximo a possibilidade de erro”, destaca Marcus.

Ele conta que é importantíssimo garantir a pesagem do lutador. “O Paulo precisa manter o peso de 84kg no dia da luta, então todos os cuidados e a rotina do duelo devem ser trabalhados com muito esforço e dedicação ímpar da equipe com o atleta”.

0

Brasiliense e especialista em judô e jiu-jitsu, Marcus dedicou os últimos 15 anos da vida treinando lutadores para combate em MMA. “Em 2008, eu fui para os Estados Unidos onde levei meu conhecimento das lutas para a modalidade”. O treinador conta que adaptou a técnica do judô para o estilo de combate, que é o MMA. “O judô segura na gola, no quimono. Eu tive de despir do quimono e do que sabia para treinar algo completamente novo”, detalha.

Marcus ficou no país até 2016 e foi considerado uma revelação nos bastidores dos ringues de Las Vegas. Ao voltar para o Brasil, a fama que conquistou no cenário interno do esporte deixou marcas. “Eu estava tirando férias em Natal quando o Borrachinha me ligou, eu já acompanhava o trabalho dele, claro”, relembra. Paulo Costa é um dos principais lutadores brasileiros no UFC, tendo iniciado sua trajetória no MMA em 2012 e no torneio em 2017.

“Ele também estava em Natal e me convidou para lutar com ele, dia de treino”, lembra o brasiliense. Após esse dia, os dois ampliaram os laços e Marcus é uma das pessoas responsáveis pelo treinamento de Borrachinha. A comissão técnica do lutador conta, ainda, com outros três profissionais. O técnico Eric Albarracin, especialista em luta livre, Carlos Costa, especialista em jiu-jitsu e Kelson Pinto, em boxe.

Marcus mora em Brasília e, quando não está treinando atletas, trabalha em academias renomadas do Distrito Federal. Ele também cuida da segurança em eventos de grande magnitude na capital do país.

As lutas em outubro serão transmitidas por canais pagos voltados para transmissão desse estilo de combate. No entanto, é possível acompanhar ainda os treinamentos e novidades no Instagram do brasiliense @marcaojudobjjmaster.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?