*
 

Brasília está entre as 10 capitais com o trânsito mais lento no país. É o que aponta estudo feito pela empresa de mobilidade urbana 99, intitulado Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99). Motoristas chegam a gastar 50% a mais de tempo em alguns trajetos na capital federal.

As zonas consideradas mais críticas na capital, onde os brasilienses passam mais tempo no congestionamento, são: Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Via Estrutural, Estrada Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB), BR-020 (subida do Colorado), DF-035 (Estrada Parque Cabeça de Veado), que liga as regiões do Jardim Botânico, de São Sebastião e do Jardins Mangueiral ao Lago Sul, e a BR-040.

O levantamento foi realizado entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2017, com base nas milhares de corridas de táxis e 99Pop, modalidade de carros particulares da empresa. Brasília aparece na 10ª posição.

Na liderança nacional está Recife. Pela segunda vez consecutiva, a cidade encabeça o ranking, seguida de Porto Alegre e Salvador. Duas das maiores metrópoles do país surpreendem, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente.

“A pesquisa tem intenção de colaborar com a mobilidade urbana, fornecendo inteligência de dados, que identifica padrões de deslocamento das pessoas. A partir daí, as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirma Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas da 99.

Reprodução