Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Botão de emergência de app de transporte é integrado à PMDF; entenda

Com a medida, assim que o usuário pressionar o botão, a PMDF receberá a localização em tempo real e os dados da viagem

Repórter de Distrito Federal08/10/2025 16:39
Compartilhar notícia
Getty Images
Imagem colorida de homem motorista -Metrópoles

O serviço “Ligar para a Polícia”, disponível no aplicativo da Uber, passou a estar oficialmente integrado à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a partir desta semana.

O objetivo é garantir maior agilidade na resposta a emergências e reforçar a segurança de quem utiliza o app de transporte.

Com isso, sempre que um passageiro ou motorista pressionar o botão, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) receberá, automaticamente, a localização em tempo real e os dados da viagem — incluindo informações do veículo, do condutor e do solicitante.


Entenda como funciona:

  • O botão de emergência — identificado por um escudo — aparece no aplicativo logo após o início da corrida e permanece disponível durante todo o trajeto.
  • Ao acioná-lo, o app envia à central da PMDF as informações sobre o veículo (placa, modelo, cor), além dos dados do motorista ou passageiro e da localização exata.
  • Em seguida, a ligação é completada, permitindo que o solicitante relate a situação sem precisar repassar manualmente essas informações.

No Brasil, o DF é a sexta unidade federativa a dispor da ferramenta — ao lado do Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters