Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Resgate de égua em prédio no RS levou 7 h e contou com bombeiros do DF

Égua ficou presa no 3º andar de edifício de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Operação envolveu diversos bombeiros

15/05/2024 09:36, atualizado 15/05/2024 09:43
Divulgação/CBMDF
Bombeiros do DF participam de resgate de égua no RS

Bombeiros militares do Distrito Federal, do Mato Grosso do Sul e da Paraíba auxiliaram o resgate da égua presa no terceiro andar de um prédio de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, nessa terça-feira (14/5).

Os militares de outros estados brasileiros atuam na missão Alagamentos Rio Grande do Sul há dez dias e ajudam as forças locais em operações de busca, resgate e salvamento.

O animal foi resgato resgatada pelo Corpo de Bombeiros após sete horas de operação. A corporação usou cabos de aço, roldanas, bote e muita calma para salvar a égua.

Veja imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF):

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
Resgate de égua em prédio no RS levou 7 h e contou com bombeiros do DF - destaque galeria
2 imagens
Égua estava no 3º andar
Bombeiros do DF e de outros estados participam do resgate
1 de 2

Bombeiros do DF e de outros estados participam do resgate

Divulgação/CBMDF
Égua estava no 3º andar
2 de 2

Égua estava no 3º andar

Divulgação/CBMDF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Uma das gravações que detalham a ação está no perfil do Governo do Rio Grande do Sul no X (antigo Twitter). O vídeo mostra que cabos de aço, fixados no 4º andar, foram utilizados para retirar a égua do apartamento. Assista:

Para o socorro em segurança, os olhos do animal precisaram ser vendados. A égua saiu pela janela do imóvel e foi içado à noite. Além dos bombeiros, médicos veterinários atuaram na operação.

Não se sabe como o animal chegou ao apartamento. Uma das hipóteses é que, com a alta das águas, a égua tenha nadado e subido as escadas para buscar abrigo no terceiro do andar do edifício, que estaria acessível.

Quando o nível da água baixou, ela permaneceu no apartamento, no bairro Scharlau, área popular de São Leopoldo. O equino pode ter ficado pelo menos 10 dias no local.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Equipe do DF

Ao longo da operação, as equipes do DF realizaram um total de 136 resgates de adultos, 20 de crianças e 75 de animais. Esses números se somam às dezenas de famílias e animais domésticos que receberam assistência por meio da distribuição de mantimentos e do auxílio no deslocamento de pessoas e bens.

A força tarefa permanecerá na região até esta quinta-feira (16/5), inicialmente, sujeita a alterações conforme as determinações do Governador do Distrito Federal (GDF).