Bombeiros, Defesa Civil e Neoenergia fazem alerta sobre volta das chuvas. Veja dicas

Previsão do Inmet é que, a partir dessa semana, a chuva volte a aparecer em Brasília

atualizado 24/09/2021 15:22

Igo Estrela/Metrópoles

Após longos dias de seca, o Distrito Federal se aproxima do período de precipitação. A previsão do Inmet é que, a partir dessa semana, a chuva volte a aparecer em Brasília; e, a partir da metade de outubro, as chuvas se tornem mais volumosas e constantes.

“A primeira forma de prevenção de riscos da população é verificar as condições da casa onde moram. Importante verificar as condições de telhas, calhas e as redes de esgoto e água”, aconselha o Coronel Alan Alexandre Araújo, do Corpo de Bombeiros do DF. “Também é fundamental ter um plano de emergência familiar: saber onde estão os documentos e remédios para poder sair da residência e aguardar em lugar seco”.

Detran-DF, CBMDF, Defesa Civil e Neoenergia Distribuição apresentaram, nesta sexta-feira (24/9), em coletiva de imprensa, um plano de ações preventivas para a estação chuvosa.

O Coronel Edwin Aldrin Franco, da Defesa Civil, destaca o mapeamento das áreas de risco no DF como medida de prevenção. Além disso, afirma que o órgão atuará em ação comunitária, dando assistência a famílias que tiveram moradia prejudicada.

Antônio Carlos Morais, diretor superintendente de serviços técnicos da Neoenergia, destaca que tempo médio mensal sem energia no DF é de 30 minutos. Nas chuvas, esse período sobe para 55 minutos. “A Neoenergia Brasília realizou um plano preventivo robusto para se antecipar ao período de Chuvas que se aproxima no DF. Esse plano contempla tanto o reforço da estrutura da rede elétrica, com investimento de R$ 70 milhões, quanto a preparação dos nossos times pra reagir durante o período chuvoso. Nós chegamos a ter capacidade de praticamente dobrar o efetivo de equipes focadas em reestabelecimento de energia, em casos mais severos. Todo esse esforço foi feito com o intuito de atender melhor a população do DF e passar pelo período chuvoso com menos ocorrências”, afirma Antônio.

Treinamento

Servidores do CBMDF passarão por treinamento interno para atender a população: os preparativos serão para inundações, catástrofes e calamidades. Um destaque é a conscientização sobre veículos de emergência para o público. “Quando o motorista vê que uma ambulância se aproxima, fica ansioso. Nós orientamos que os carros apenas se desloquem para o lado, dando passagem, ao invés se seguir em frente”, diz Araújo.

Recomendações do CBMDF para a população

*Conduta preventiva
*Não jogar lixo na rua.
*Manutenção da rede de captação de águas pluviais.
*Avaliação e reparo de telhas e calhas
*Manutenção de rede de águas e esgoto
*Poda de árvores e cerca viva
*Ter um plano familiar de emergência
*Ficar atentos aos Boletins Meteorológicos

Últimas notícias