metropoles.com

Bombeiro faz parto de grávida que não sabia de gestação e salva bebê

O caso emocionante ocorreu em Ceilândia. A mãe e a criança foram levadas em perfeito estado de saúde ao hospital

atualizado

Compartilhar notícia

CBMDF/Divulgação
1 de 1 - Foto: CBMDF/Divulgação

Acostumados a salvar vidas, os bombeiros de Brasília ficaram de frente com mais uma história emocionante e inusitada na noite desta sexta-feira (17/2). Uma equipe foi chamada na QNO 19 de Ceilândia para atender uma gestante que não sabia que estava grávida e entrou em trabalho de parto.

A criança, com apenas 20 semanas de gestação (ou cinco meses), segundo cálculos da mãe, veio ao mundo pelas mãos dos sargento Barreiro, que precisou fazer diversas manobras para reanimá-la após o nascimento. Tudo começou quando Isabel Cristina Dias, 38 anos, sentiu fortes dores abdominais e resolveu se automedicar.

Ela entrou em trabalho de parto logo depois. Como a mãe não fazia os exames de pré-natal por jamais imaginar estar grávida (seu último ciclo menstrual foi no fim de novembro), alguns fatores surgiram para complicar a situação. Uma delas foi que a criança, uma menininha, veio ao mundo por meio de parto natural.

Neste momento, o conhecimento e a destreza do sargento Barreiro, chefe de equipe dos bombeiros, fizeram a diferença. O bebê, por ser muito pequeno, facilitou o parto. Todos os procedimentos foram realizados para o sucesso no atendimento. Porém, algo parecia estar errado, pois, logo após o nascimento, a criança não respondia aos estímulos a que era submetida.

A situação deixou todos os presentes bem assustados. A criança não chorava. A experiência de 30 anos de corporação do sargento Barreiro, mais uma vez, fez a diferença. Ele aspirou as vias aéreas do bebê, clipou o cordão umbilical e o aqueceu. Por fim, fez massagem nas costas da menina.

As técnicas deram certo e o bebê chorou, emocionando a todos, inclusive a equipe dos bombeiros. A mãe e a criança foram entregues em perfeito estado de saúde no centro obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia, que já estava pronto para recebê-las. Toda a operação durou cerca de 1h15m.

De acordo com os bombeiros, essa ação deve ser a despedida do sargento Barreiro, que entra para a reserva nos próximos dias. (Com informações do Corpo de Bombeiros)

 

0

 

Compartilhar notícia