metropoles.com

Boletim do CBMDF classificou manifestação pró-governo como antidemocrática

Publicado nessa terça-feira, documento tratava de atos ocorridos no fim de semana. Publicação foi corrigida por Comando Operacional

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Corpo de Bombeiros
1 de 1 Corpo de Bombeiros - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A publicação de boletim geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), datado do dia 9 de junho, classificando um ato pró-governo Bolsonaro como “manifestação antidemocrática” causou mal-estar entre as fileiras da corporação. O documento, que deveria ser interno, acabou vazando e precisou ser corrigido.

Confira:

Boletim Geral

 

O informativo faz referência ao planejamento dos militares para atuação durante as manifestações realizadas no último fim de semana, na Esplanada dos Ministérios. Ali, devidamente separados, apoiadores do presidente da República e militantes de movimentos sociais contrários a atual gestão do Executivo federal se reuniram.

Além do título, o documento fala sobre as características do encontro. A previsão da corporação era que  22 mil pessoas se deslocassem para a Esplanada. O texto ressalta ainda a possibilidade de os manifestantes estarem com os “ânimos exaltados” e entrarem em confronto, inclusive com os grupos opostos lançando objetos e materiais perfurantes um contra o outro.

Segundo uma fonte da corporação, um oficial do Corpo de Bombeiros teria “adjetivado o documento por engano”, mas acabou infringindo normas por ter “partidarizado” as manifestações de apoio ao presidente da República.

“Ficou parecendo que o Corpo de Bombeiros estava tomando lado, principalmente quando a imprensa passou a questionar. O alvoroço foi grande, especialmente no comando”, conta uma fonte que preferiu não se identificar, temendo possíveis punições previstas na hierarquia militar.

Correção

Questionada, a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que, assim que soube do erro, o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel William Bomfim, mandou fazer a correção do título do documento.

“O CBMDF ressalta que não se manifesta acerca de questões políticas e que o atendimento à população, a proteção de vidas e patrimônio foram e sempre serão as premissas maiores da corporação”, completa a nota encaminhada ao Metrópoles.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?