metropoles.com

Bancada do DF no Congresso quer ouvir Okumoto sobre ritmo de vacinação

Após campanha ser paralisada no DF por falta de doses, parlamentares decidiram convocar o secretário de Saúde para reunião na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alta procura por vacina contra CoViD provoca aglomerações em pontos de vacinação contra covid em Goiânia 26
1 de 1 Alta procura por vacina contra CoViD provoca aglomerações em pontos de vacinação contra covid em Goiânia 26 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em reunião nesta quinta-feira (8/4), a bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional decidiu que convocará o secretário de Saúde, Osnei Okumto, para falar sobre o ritmo da vacinação contra a Covid-19 na capital federal, que chegou a ser paralisada nesta semana por falta de doses.

Sob a coordenação do deputado Professor Israel Batista (PV-DF), deputados e senadores estabeleceram uma frente de trabalho para fiscalizar e produzir um relatório completo da imunização no DF. Conforme a assessoria do parlamentar, a reunião com Okumoto deve ocorrer na segunda-feira (12/4).

O grupo, em atuação conjunta, vai levar a pauta da vacinação no DF para a Comissão Especial de Acompanhamento da Covid-19 no Congresso, cujas reuniões ocorrem às segundas-feiras, 14h30.

“Com a alta da pandemia no DF, nós precisamos correr contra o tempo. A bancada do DF está atenta, cobrando que o calendário seja retomado. Vamos acompanhar de perto”, afirmou Israel Batista.

O encontro da bancada contou com a presença dos deputados Professor Israel Batista, Paula Belmonte (Cidadania), Erika Kokay (PT), Celina Leão (PP), Júlio César (Republicanos), Bia Kicis (PSL) e dos senadores Leila Barros (PSB), Reguffe (Podemos) e Izalci Lucas (PSDB).

O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde para um posicionamento e aguardava resposta até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação futura.

0
Novas doses no DF

O voo da Latam com as 67,9 mil doses de vacina contra Covid-19 pousou na manhã desta quinta-feira (8/4) em Brasília. O novo lote de imunizantes foi transportado em voo de Guarulhos para Brasília e chegou às 9h20 na capital federal.

Por meio do programa Avião Solidário, a companhia aérea tem realizado embarques voluntários, entregando imunizantes gratuitamente para todos as unidades da Federação. Com as entregas desta semana, a Latam chegará à marca de 20,2 milhões de doses de vacinas transportadas a bordo de 201 voos pelo país.

Devido à baixa no estoque de vacinas, a imunização contra Covid-19 no Distrito Federal está suspensa para os grupos que podem receber a primeira dose. Até a chegada da nova remessa aos postos, apenas pessoas que têm a segunda dose agendada estão recebendo a aplicação.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o comitê operacional de vacinação contra a Covid-19 fará a deliberação e em breve anunciará os detalhes da vacinação dos próximos dias. De acordo com a pasta, são 40,5 mil unidades da vacina AstraZeneca e 27,4 mil da Coronavac. O total ficará dividido em 21.311 para primeira dose e 43.395 para segunda; 5% fazem parte da reserva técnica para suprir eventuais perdas.

Compartilhar notícia