Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Baixa testosterona: veja como fazer reposição hormonal de graça no DF

Ambulatório especializado atende pacientes com sintomas ligados à redução hormonal causada pelo envelhecimento

24/05/2026 10:06
Freepik
Imagem em close-up de uma mão segurando comprimidos. Metrópoles

Pessoas que enfrentam sintomas relacionados à queda hormonal provocada pelo envelhecimento podem fazer reposição hormonal gratuitamente no ambulatório especializado do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

O serviço começou a funcionar em janeiro deste ano e tem capacidade para atender até 40 pacientes por mês. Desde a implantação do serviço, já foram realizados 26 acompanhamentos, sendo 19 mulheres e sete homens.

O atendimento feminino é destinado a mulheres entre 40 e 60 anos que apresentem sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, alterações no ciclo menstrual, longos intervalos entre as menstruações ou ausência do fluxo menstrual.

No caso dos homens, o serviço é indicado principalmente para pacientes acima dos 45 anos com sintomas como diminuição da libido, cansaço persistente e disfunção erétil, além de exames laboratoriais que indiquem baixos níveis de testosterona.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Como agendar?

Para agendar uma avaliação no ambulatório, é necessário comparecer ao Hospital de Base com encaminhamento médico, que pode ser da rede pública ou particular.

O documento deve informar os sintomas apresentados e, no caso dos homens, incluir exames laboratoriais que comprovem alteração hormonal.