Autoescolas suspendem aulas do programa CNH Social por falta de verba

Várias unidades do Distrito Federal optaram por suspender as aulas, enquanto o Detran não regulariza o repasse dos recursos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
carro de autoescola
1 de 1 carro de autoescola - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Centenas de alunos que fazem parte do programa CNH Social, que garante a pessoas de baixa renda a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita, denunciam a falta de verba pública destinada às autoescolas. O problema tem afetado várias unidades do Distrito Federal que suspenderam o processo das aulas, atrasando o processo de retirada da carteira e prejudicando os inscritos no programa.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que é responsável pelo destinamento dos recursos às autoescolas, informou ao Metrópoles que, em razão da virada do exercício financeiro 2025/2026, os processos administrativos referentes ao exercício de 2026 encontram-se em fase de emissão e encaminhamento para pagamento, com previsão de conclusão até o fim do mês.

Em um grupo destinado a alunos em um aplicativo de mensagem, há relatos de candidatos que receberam notificações das unidades suspendendo as aulas, inclusive, em casos em que falta apenas uma aula para a prova definitiva de direção.

O Metrópoles entrou em contato com uma das autoescolas prejudicadas e foi informado de que a unidade está sem receber a verba desde janeiro, época da conclusão das turmas de dezembro. “Os alunos que fizeram as aulas em dezembro já tiraram a CNH, e nós que prestamos o serviço ainda não recebemos o dinheiro, por isso decidimos suspender as atividades.”

Uma das alunas que teve o processo interrompido contou ao Metrópoles que finalizou as aulas teóricas em fevereiro e já estava iniciando as atividades práticas, porém a unidade em que ela estava inscrita informou que não poderiam prosseguir até que o repasse de verba do Detran fosse regularizado.

Ela disse que entrou em contato com outras autoescolas, que também disseram adotar a mesma medida. A candidata foi, então, até uma das unidades do Detran para buscar esclarecimentos. Lá, recebeu a orientação para que fizesse reclamação à Ouvidoria. “Fiz a solicitação, assim como outros alunos, porém até o momento ainda não obtivemos resposta sobre o motivo desse problema”, pontuou.

“Espero que o Detran regularize o repasse das verbas às autoescolas o mais breve possível, para que os alunos do programa social não sejam prejudicados no andamento do processo de habilitação. A continuidade da suspensão das aulas práticas pode gerar atrasos significativos na formação dos candidatos”, disse.

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto) informou ter feito reuniões com o Detran sobre a ausência de pagamento recorrentes e que o órgão se comprometeu a resolver o impasse. Entretanto, o sindicato afirmou que os serviços foram suspensos “diante das crises que o setor enfrenta devida às mudanças nos processos de formação e da falta de pagamentos”. “O setor está sem caixa para bancar os candidatos”, assinalou o Sindauto.

O Detran-DF informou ainda, por meio de nota, que o pagamento às empresas credenciadas somente é realizado após a comprovação da efetiva prestação dos serviços por parte dessas instituições. “Para tanto, as empresas devem encaminhar ao departamento a documentação necessária, como notas fiscais e demais comprovantes, para a abertura do respectivo processo de pagamento.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?