metropoles.com

Aulas para alunos da rede pública do DF acabam em 28 de janeiro de 2021

A reorganização do Calendário Escolar 2020 está em consulta pública. O prazo para sugestões por e-mail vai até sexta-feira (12/06)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metropoles
Alunos sentados em sala de aula
1 de 1 Alunos sentados em sala de aula - Foto: Michael Melo/Metropoles

As aulas para os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal terminarão apenas em 2021, devido à suspensão das atividades para conter a disseminação do novo coronavírus. A previsão no calendário escolar, que é elaborado pela Secretaria de Educação, é de que o ano letivo acabe em 28 de janeiro de 2021. Todo conteúdo será passado aos estudantes de maneira não presencial, a partir do próximo dia 29.

A reorganização do calendário, como prazos de recesso, feriados, aulas aos sábados, entre outros pontos, contará com a participação da comunidade escolar, por meio de consulta pública. Professores, estudantes, pais, responsáveis e demais interessados têm até as 23h59 da próxima sexta-feira (12/06) para enviar suas contribuições para o seguinte e-mail: consultapublicaseedf@edu.se.df.gov.br.

Proposta

A preliminar do calendário foi apresentada na segunda-feira (08/06) aos coordenadores regionais de ensino e, nesta terça-feira (09/06), entregue ao Sindicato dos Professores do DF (Sinpro). O documento também será encaminhado ao Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF).

As aulas na rede pública de ensino começaram em 10 de fevereiro e foram interrompidas no mês seguinte, logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerar a infecção por Covid-19 como pandemia. Em março, após dois dias de ponto facultativo, o recesso do meio do ano foi antecipado e ocorreu de 16 a 31.

Reorganização

As datas apresentadas compõem o Calendário Escolar 2020. A partir desses parâmetros, serão elaborados a organização do calendário anual, semestral – Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional –, centros interescolares de línguas (CILs) e instituições educacionais parceiras.

0

 

Ainda não há qualquer previsão de retomada das aulas presenciais. Caso isso ocorra, será decidido e anunciado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), em momento oportuno, quando o risco de propagação da Covid-19 estiver afastado.

Frequência escolar e avaliação

Já aprovado pelo Conselho de Educação do DF, o Plano de Validação das Atividades Pedagógicas não Presenciais prevê que, ao longo de cada período letivo (bimestre/semestre), o estudante montará um portfólio ou webfólio de atividades por componente/unidade curricular ou por área do conhecimento. Por meio desse instrumento, o professor atestará a presença do aluno e fará sua avaliação.

Esse portfólio ou webfólio poderá ser postado na plataforma Escola em Casa DF ou entregue, de forma impressa, diretamente na escola. A maneira de aplicar as atividades impressas será decidida por cada regional de ensino.

As escolas poderão adotar ainda outros instrumentos e procedimentos de avaliação, como provas, projetos de pesquisas e relatórios, entre outros, conforme suas especificidades e propostas pedagógicas.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?