metropoles.com

UnB retoma aulas no dia 17 de agosto de forma remota

Universidade lançará edital de inclusão para garantir acesso de estudantes que não possuam computador ou conexão com a internet

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
ICC Universidade de Brasília (UnB)
1 de 1 ICC Universidade de Brasília (UnB) - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) determinou data para a retomada das aulas, no modelo remoto. As atividades letivas virtuais começam em 17 de agosto para, aproximadamente, 38 mil universitários da graduação e 8 mil da pós-graduação.

A UnB suspendeu as aulas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Em reunião na noite desta quinta-feira (9/7), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a data de retomada do calendário acadêmico, com atividades remotas.

Segundo o vice-reitor da UnB e presidente do Cepe, Enrique Huelva, detalhes e demais datas do novo calendário estão em fase de elaboração. Os pontos serão definidos nas próximas semanas. A princípio, o término das aulas será no início de dezembro.

“Nós temos as matrículas prontas [do 1º semestre de 2020]. Vamos retomar o semestre que foi interrompido: temos duas semanas de aula”, explicou. Mesmo assim, a UnB acredita que será preciso fazer ajustes.

“Disciplinas de natureza mais prática não poderão ser retomadas neste momento. Porque a retomada é só remota”, avisou o vice-reitor, em entrevista ao Metrópoles. Nesse sentindo, a ideia é oferecer um modelo flexível. E está em análise a possibilidade de alunos que se sentirem prejudicados cancelarem a matrícula.

Sem conexão

Nas redes sociais, parte dos universitários levantou a dúvida: como fica a situação dos estudantes sem conexão com a internet? E aqueles sem condições financeiras para ter um computador? De acordo com Huelva, a UnB vai lançar um edital de inclusão.

“Estamos elaborando um edital de inclusão, de forma conjunta com os estudantes, com representantes do DCE. Ele vai prever tanto a inclusão digital, por meio do fornecimento de internet, quanto o fornecimento de máquinas, computadores para quem não possui”, disse.

Segundo o vice-reitor, estão em estudo diferentes modalidades. “Estamos pensando em empréstimo, doação e terá também a modalidade de apoio financeiro para que os estudantes possam adquirir”, explicou.

Ao mesmo tempo, a UnB busca participar do programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece internet gratuita aos estudantes vulneráveis.

“A ideia é que ninguém fique para trás”, resumiu Enrique Huelva.

Em 13 de agosto, a UnB vai retomar a Universidade Aberta do Brasil, programa de cursos remotos do MEC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?