metropoles.com

Atualize boletos do IPVA de carros comprados em 2016 com isenção

Por falha no processamento, mais de 52 mil contribuintes receberam cobranças com valor inferior ao devido

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
greve, paralisação, ônibus
1 de 1 greve, paralisação, ônibus - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Quem comprou veículo em 2016 e foi beneficiado com isenção no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2017 deve utilizar os canais da Secretaria de Fazenda para atualizar boletos e pagar valores residuais no imposto deste ano.

Por falha no processamento, os boletos de 2018 de mais de 52 mil contribuintes foram enviados com o valor inferior ao devido. A secretaria começou a notificar os contribuintes em 13 de março.

Os beneficiados, por lei, deixam de pagar o imposto no ano da compra, mas têm de arcar com um porcentual adicional na alíquota nos três exercícios seguintes ao da aquisição — incremento de 0,25% a 0,5%, conforme o tipo do veículo.

Para sanar o problema, os contribuintes devem retirar os boletos atualizados no portal da Secretaria de Fazenda. A pasta informa, aos que fizeram o procedimento na semana passada e tiveram problemas com o código de barras ao tentar efetuar o pagamento, que o erro já foi corrigido.

Se houver dificuldade e dúvida, o dono do veículo deve entrar em contato pelo Atendimento Virtual da secretaria, e relatar o ocorrido.

Caso o contribuinte tenha pago algum boleto em duplicidade e, portanto, tenha valores que devem ser restituídos pela Fazenda, é preciso requerer a compensação tributária — se tiver algum pagamento de imposto para abater — ou a restituição da quantia. Os valores só são compensados ou restituídos se solicitados.

De acordo com a pasta, o procedimento é simples e pode ser feito por meio do Atendimento Virtual. Quem não tem acesso à internet, deve procurar uma das agências da Receita do DF.

Formas de pagamento do valor residual

Para quem pagou o IPVA em cota única:
Terá direito a quitar o valor residual com 5% de desconto e vencimento em 29 de março de 2018
Poderá pagar dividido em até três parcelas de, no mínimo, R$ 50 cada uma e vencimentos conforme o final da placa do veículo (segue calendário do IPVA 2018)

Quem optou por pagar o IPVA parcelado:
Terá o valor diluído nas demais parcelas restantes (exemplo: março, abril e maio)
Não tem direito aos 5% de desconto para o pagamento em conta única
Vencimentos seguem o calendário do exercício, de acordo com o final da placa do veículo

Quem ainda está com o IPVA 2018 em aberto:
Terá o valor residual dividido nas parcelas em aberto
Vencimentos seguem o calendário do exercício, segundo o final da placa do veículo
Pelo atraso, pagará juros e multas sobre o valor total da parcela em aberto

Compartilhar notícia