Após um mês fechado, Zoológico de Brasília reabre nesta segunda (7/7)
Zoo ficou fechado desde maio após dois animais serem encontrados mortos por gripe aviária
atualizado
Compartilhar notícia

O Zoológico de Brasília reabre para o público nesta segunda-feira (7/7). O parque passou mais de um mês fechado por causa de dois casos de gripe aviária confirmados em animais que estavam lá.
A reabertura foi autorizada após a desinterdição realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), com base em critérios técnicos e seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, o zoológico estará em funcionamento durante todas as segundas-feiras de julho, por causa do período de férias escolares. O expediente regular é de terça a domingo.
O que aconteceu
- O Zoo foi interditado em 28 de maio após um irerê e um pombo serem encontrados mortos.
- Nesse caso, nenhum dos animais fazia parte do plantel do zoo, mas o local foi fechado, e amostras, coletadas.
- Poucos dias depois veio a confirmação de que o irerê estava infectado com a H5N1.
- A interdição foi estendida para 13 de junho. Porém, um dia antes, uma nova suspeita de gripe aviária foi identificada.
- Dessa vez, um emu — ave de origem australiana — do plantel do zoo apresentou sintomas compatíveis com a doença.
- Devido à evolução do quadro, o animal foi sacrificado, e amostras dele foram encaminhadas para análise.
- Em 16 de junho, um laudo técnico confirmou a presença do vírus da gripe aviária no emu.
Casos confirmados
A decisão de reabrir o Zoológico de Brasília levou em conta a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença no DF.
As amostras do irerê e do emu — os dois animais diagnosticados com a H5N1 — foram analisadas e indicaram que os vírus detectados apresentam semelhança com linhagens registradas na América do Norte, o que, segundo o GDF, sugere introdução por rotas migratórias.
A reabertura seguirá normas de biosseguridade adotadas pela equipe do zoológico e inclui medidas reforçadas para proteção dos animais e do ambiente.
Técnicos da Seagri-DF continuarão realizando ações de vigilância e monitoramento no entorno do zoológico, especialmente devido à presença de aves migratórias no território.

















