metropoles.com

Após saidão, DF registra maior taxa de foragidos dos últimos seis anos

Segundo os dados, 49 detentos não retornaram ao sistema prisional na última terça-feira, data estabelecida pela Vara de Execuções Penais

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Homens vestidos de branco andam em fila
1 de 1 Homens vestidos de branco andam em fila - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Cerca de 43 detentos que cumprem prisão em regime semiaberto estão foragidos após o “saidão” do último dia 19 no Distrito Federal. O número chegou a ser de 49 – maior taxa dos últimos seis anos -, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), mas acabou diminuindo quando seis presos retornaram nesta quinta-feira (25/11).

Ao todo, 1.979 custodiados foram beneficiados pela sétima saída temporária de 2021, no período de 19 a 23 de novembro. Desse total, 2,4% não retornaram ao sistema prisional na data estabelecida pela Vara de Execuções Penais. Com a atualização de hoje, o número caiu para 2,17%.

Detentos voltam do saidão com drogas e, agora, responderão por tráfico

Veja imagens do último saidão de Natal:

0

Ainda de acordo com a Seape, mais detentos estão retornando ou foram capturados. Assim, os números devem sofrer atualizações nas próximas horas.

“A saída temporária é prevista pela Portaria nº 06/2021 da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto. A VEP estabeleceu, por meio da portaria, oito saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias”, informou a Seape.

Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os detentos via Whatsapp da Polícia Penal (61 99451-9650), Polícia Civil (61 98626-1197) ou pelos telefones 190 (Polícia Militar) e197 (PCDF).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações