Após recordes de calor, DF amanhece com chuviscos nesta quarta-feira (2/9)
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o DF tem possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia

Algumas regiões do Distrito Federal, como Plano Piloto, Jardim Botânico, Taguatinga e Paranoá, amanheceram com chuviscos nesta quarta-feira (2/9). Apesar de não ter tido nenhum registro oficial de chuva, a capital sinaliza uma instabilidade no tempo após enfrentar uma sequência de dias de calor intenso e baixa umidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o DF tem possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia. Somado a isso, a capital também volta a ter uma “trégua” no índice de umidade relativa do ar, que deve variar entre 80% e 30%.
“Tem previsão de chuva para a tarde. Vai ser melhor distribuída. Mas não será tão intensa”, comentou o meteorologista Wendell Fialho.
De acordo com o meteorologista, a ocorrência da chuva se deve pela combinação do calor alto associado com a disponibilidade de umidade na atmosfera. “Então esse cenário torna-se favorável a ocorrência de chuva”, explicou Wendell Fialho.
A mudança no tempo ocorre depois de uma sequência de recordes de temperatura no DF. Nessa terça-feira (2/9), por exemplo, os termômetros da estação de Águas Emendadas, em Planaltina (DF), chegaram a 36,1°C, com a umidade relativa do ar chegando em 14%.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasAté o fim da semana, a previsão é que a capital registre mais um dia quente. A previsão para quinta-feira (3/9) é a máxima atinja 32°C. Na sexta-feira (4/9), o tempo muda e volta a ter previsão de possibilidade de chuva isolada.
Cuidado redobrado
A combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade ocorre durante o período de estiagem no DF. Além de aumentar o desconforto para a população, o cenário favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, já que a vegetação fica mais seca.
Segundo o Inmet, o tempo seco pode provocar ressecamento da pele e irritação nos olhos, no nariz e na boca. Em períodos de calor intenso, também é importante reforçar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol.
A orientação é beber bastante água ao longo do dia e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e secos. Também é recomendado manter atenção especial com crianças e idosos.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atende pelo 193.



