metropoles.com

Após racismo, desfile Beleza Negra será na rampa do Museu Nacional

Evento acontece após modelos serem chamadas de “jaca” e “gravetos”. Evento será em 23 de julho e representa a resistência da mulher negra

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Mulher desfilando com calça jeans, bone e tope- Metrópoles
1 de 1 Mulher desfilando com calça jeans, bone e tope- Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A 16ª edição do Desfile Beleza Negra ocorrerá na rampa do Museu Nacional. O evento será em apoio às modelos que sofreram ataques racistas ao divulgarem a última edição do projeto que aconteceu em maio. Na ocasião, as mulheres foram chamadas de “jacas”, “graveto” e alguns internautas pediram por “beleza branca”.

 “Precisamos combater o racismo, o sexismo e a discriminação social, enfrentados até hoje pelas mulheres negras. Celebrar a nossa beleza é uma forma de empoderamento e justiça. Para ampliar a voz, o peso e o poder que o negro possui quando se une em prol do mesmo objetivo – dar voz a quem também tem lugar de fala”, comentou Dai Schmidt, idealizadora do desfile.

Modelos negras sofrem ataques racistas: “Quando será o Beleza Branca?”

O desfile acontece em 23 de julho, data escolhida para relembrar o marco internacional de luta e resistência da mulher negra, comemorado em 25 de julho. A oficina é gratuita. Para participar, basta retirar seu ingresso no Sympla.

Veja fotos do desfile:

0

 

Ao Metrópoles Schmidt comentou que é inaceitável que alguém seja discriminado por sua cor de pele, estilo de cabelo ou qualquer característica física, pois “a moda não é isso”. ” A nossa proposta com o evento é trazer, a cada edição, mais diversidade e democracia a esse universo”, pontua a mulher que também afirmou que, junto com as outras modelos, denunciaram os ataques aos órgãos responsáveis.

Nesta edição, 50 modelos esbanjarão beleza, charme e diversidade na rampa do museu. O Desfile Beleza Negra é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à
Cultura do Distrito Federal.

Racismo

O Metrópoles publicou, em maio de 2021, casos de racismo que as modelos sofreram na divulgação do projeto. Nos comentários, internautas indagaram a legitimidade do nome do desfile.

“Quando será o Beleza Branca? Ou não pode?”, indagou um homem. “A primeira é igual uma pérola. A segunda igual uma jaca. A terceira me lembra um graveto”, comentou outro.

Mesmo após as ofensas, o desfile aconteceu no Centro Olímpico da Cidade Estrutural em 28 de maio. O evento é apoiado por Lázaro Ramos. Veja vídeo:

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?