Após quatro meses internada, bebê do DF passa por cirurgia no coração

Maria Joana Dias dos Santos teve três paradas cardíacas durante a espera, mas finalmente foi submetida ao procedimento

atualizado 31/10/2020 9:06

criançaMaterial cedido ao Metrópoles

Após quatro meses internada esperando uma cirurgia no coração, a pequena Maria Joana Dias dos Santos (foto em destaque), de 8 meses, finalmente foi submetida ao procedimento necessário para sobreviver nesta sexta-feira (30/10). A operação foi um sucesso e ela passa bem.

A história da bebê foi contada pelo Metrópoles nessa quinta-feira (29/10), quando mães de crianças com cardiopatias promoveram protesto pedindo que as cirurgias dos filhos fossem agendadas com celeridade.

Maria Joana ficou três meses no Hospital da Criança de Brasília (HCB) aguardando uma vaga no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Quando a família da bebê conseguiu a transferência, a criança permaneceu um mês esperando ser chamada para o procedimento cirúrgico.

0

A menina precisava corrigir o canal atrioventricular. Ela sofreu três paradas cardíacas durante a espera e até mesmo uma decisão judicial foi expedida para que a cirurgia ocorresse com urgência.

Na terça-feira (27/10), o juiz Henaldo Silva Moreira, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF, deu prazo de 24 horas para a Saúde do DF operar Maria Joana.

Últimas notícias