metropoles.com

Após humilhação de motoboy, deputado representa contra restaurante

Distrital Fábio Felix (PSol) aguarda manifestação do MPDFT sobre a prática ou não de discriminação social e injúria no Abbraccio

atualizado

Compartilhar notícia

RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
MPDFT
1 de 1 MPDFT - Foto: RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Depois de um motoboy ser destratado por um sócio do restaurante Abbraccio, no ParkShopping, durante a tarde do último sábado (17/7), a Procuradoria-Geral do Trabalho, do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), recebeu uma representação para investigar a conduta de sócio da franquia.

Na ocasião, a Secretaria de Mobilidade do DF também foi questionada a respeito da aplicação da Lei Distrital nº 6.677/2020, que cria pontos de apoio para entregadores. O documento é de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol).

Agora, o parlamentar aguarda manifestação do MP sobre a prática ou não de discriminação social e injúria. “É possível constatar não apenas a ocorrência da precarização e da ausência de direitos fundamentais mínimos aos trabalhadores, como, por exemplo, o de descanso entre as entregas e o acesso à higiene, como é possível constatar o ato discriminatório praticado pelo sócio do restaurante”, argumenta Félix.

0
Pontos de apoio para trabalhadores

Em 2019, a Câmara Legislativa aprovou uma lei de autoria do deputado que torna obrigatória a instalação de pontos de apoio a trabalhadores de app em todo o Distrito Federal. O Decreto nº 41.484/2020 regulamentou a lei e impôs sanções administrativas às empresas de aplicativos que descumprirem a legislação.

No entanto, segundo informações da Secretaria de Mobilidade, apenas a empresa iFood havia apresentado dados acerca da implementação dos pontos de apoio, embora não tenha inaugurado qualquer instalação.

Relembre

Em vídeo, obtido pelo Metrópoles, o empresário aparece ao telefone e, quando desliga, diz ao entregador: “Na minha loja, você não pisa mais. Se eu pedir para alguém te ver aqui… Já vou te excluir do iFood, beleza? Só isso que eu tenho para te falar”.

Mas o sócio do restaurante italiano prossegue: “E tu não folga, não. Você não está na sua casa. Eu estou neste shopping tem 15 anos, não vai chegar um motoboy aqui e achar que manda, não, beleza?”

O homem, então, vira-se para um funcionário do shopping e reclama: “Vocês não deviam deixar o cara com isso aqui para carregar. Isso aqui é do shopping. Vou ligar para o Carlos Alberto, porque isso aqui não pode acontecer. Não tem condições. Pago R$ 140 mil de aluguel para o motoboy sentar aqui e colocar o celular dele para carregar? Não vou nem a pau”.

Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?