Após 4 acidentes seguidos, Túnel Rei Pelé terá reforço na sinalização
Em uma semana, quatro caminhões tentaram passar com veículos acima da altura permitida na via. Engarrafamentos se repetem no local
atualizado
Compartilhar notícia

Em Taguatinga (DF), uma cena de caos no trânsito se repete com frequência sempre na mesma via. Motoristas de caminhões que trafegam pelo Túnel Rei Pelé não se atentam para a altura permitida do local, que é de 4,5 metros, batem no pórtico ou, em alguns casos, fazem manobras perigosas para desviar da estrutura.
Apenas em uma semana, foram registrados quatro acidentes envolvendo tentativas de passagem de veículos acima da altura permitida. Na sexta-feira passada (17/4), em menos de 3h, dois caminhões bateram no pórtico do túnel.
Os riscos e o transtorno dos engarrafamentos causados pelos acidentes fez com que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) decidisse reforçar a sinalização no trecho.
“A sinalização será reforçada nos próximos dias”, informou o DER, em nota enviada ao Metrópoles.
Segundo o órgão, o trecho tem sinalização vertical e horizontal, incluindo pórticos antes da chegada ao túnel. O DER-DF afirmou ainda que as condições da via estão em conformidade com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A multa para o motorista que tem tenta passar com veículo acima da altura em uma via é de R$ 130,16.
A infração é considerada média e gera quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Solução com IA e câmeras
Para o coordenador do Observatório da Mobilidade 3S da Faculdade de Tecnologia da Universidade Brasília (UnB), Pastor Willy Gonzales, além da sinalização, o governo pode investir em sistemas inteligentes de transporte para evitar acidentes semelhantes e garantir a fluidez do trânsito no túnel.
Os sistemas inteligentes utilizam câmeras e inteligência artificial (IA). A partir das imagens, o programa acompanha a altura dos veículos que trafegam na via e que estão em direção ao túnel, por exemplo. Caso identifique um veículo fora da conformidade da altura, a central de controle do sistema eletrônico emite um alerta para os agentes de trânsito se dirigirem ao local e, assim, evitar o possível incidente.
Prevenção e mitigação de riscos
O especialista da UnB aponta que considera necessário um plano de mitigação para reabrir o túnel o mais rápido possível em casos de interdição. Ele indica também que é importante orientar os motoristas sobre rotas alternativas para evitar a passagem pelo local.
“Não se pode fechar um túnel e mantê-lo interditado por vários momentos. É um congestionamento tremendo. Se um carro quebra? Se um motorista surta? Se houver um acidente? Tudo isso deve estar previsto”, pontuou.
Segundo o professor, outra solução seria uma integração entre o Centro de Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e a Secretaria de Segurança Pública para troca de informações entre os órgãos sobre o trânsito de veículos com altura acima do permitida em direção ao túnel.
“Brasília precisa de um plano de sistemas inteligentes de transporte, como nas “smart cities”. O DER não pode ficar isolado. A maioria dos órgãos têm sistemas de monitoramento, o que falta é a integração entre eles”, alerta o especialista.
