metropoles.com

Apenas 15% dos candidatos a motoristas conseguem a CNH Social no DF

Diante do baixo percentual de conclusão do processo para a obtenção do documento, o Detran e a Sedes vão reformular o programa no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / Detran-DF
Chave e CNHs - Metrópoles
1 de 1 Chave e CNHs - Metrópoles - Foto: Divulgação / Detran-DF

Apenas 15% dos candidatos a motoristas selecionados para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social no Distrito Federal conseguem concluir todas as etapas para ter o documento em mãos.

Segundo o Departamento de Trânsito (Detran), 7 mil pessoas foram selecionadas no Programa de Habilitação Social entre 2021 e 2022. Mas somente cerca de 1 mil completaram todas as fases para obter a CNH Social.

0

Diante do baixo índice de selecionados que de fato conseguiram a CNH Social, o Detran e a Secretaria de Desenvolvimento Social planejavam reformular o Programa Habilitação Social.

Para o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento, o programa não está empenhado apenas para a abertura de vagas para seleção, mas em garantir aos aprovados a habilitação necessária para melhores expectativas de trabalho.

“Estamos preocupados com a efetividade desse programa que é tão importante para a população mais carente”, afirmou Takane.

Conforme o levantamento do Detran, os motivos de desistência são variados, incluindo, por exemplo, conflito de horários, distância e dificuldade em acompanhar os conteúdos.

Uma vez que o candidato seja desclassificado, ele precisa passar novamente pelo processo de seleção para tentar conseguir o documento de habilitação.

Para ter acesso à CNH Social, o candidato deve ser maior de idade, saber ler e escrever e ter documento de identidade. Além de um exame de aptidão física, é preciso passar em prova escrita e avaliação de direção veicular.

Nova marcha

Inicialmente, a pasta de Desenvolvimento Social pretende mapear, durante a seleção, os candidatos com plenas condições de realizar todas as etapas do processo e obter a CNH Social.

Na sequência, a ideia é elaborar medidas para facilitar o acesso para as pessoas em maior situação de vulnerabilidade.

O programa

Criado em novembro de 2020, o Programa Habilitação Social é destinado a pessoas de baixa renda com o objetivo de possibilitar a formação, qualificação e habilitação de condutores de veículos automotores.

Os selecionados recebem gratuitamente acesso ao processo de obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, além da renovação da habilitação e troca da permissão pela habilitação definitiva.

Para participar do programa, os candidatos devem estar ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?