Apagão. DF registra falta de luz em dezenas de localidades nesta terça

A CEB estima que 101 mil moradias da Asa Norte e Sobradinho ficaram sem energia

atualizado 07/07/2020 22:53

iStock

O Distrito Federal registrou vários pontos sem luz na tarde desta terça-feira (7/7). Asa Norte, Lago Norte e Sobradinho foram as cidades mais afetadas. Mas, ao todo, 101 mil moradias em todo o DF foram atingidas. Depois das 21h, praticamente todas as localidades já estavam com serviço normalizado pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

Os pontos desabastecidos em Sobradinho foram: Atacadão Dia a Dia, NR Sobradinho I chácaras de 24 a 53, condomínios Alto da Boa Vista, Nova Colina, Nova Diguinéia, Lara, Petrópolis, Região do Córrego do Meio e condomínios nas DFs 330 e 440.

Por volta das 18h, a luz voltou nas quadras da Asa Norte.

Hran com geradores

Na Asa Norte, quase todas as residenciais e comerciais ficaram sem luz, a partir do meio da tarde, incluindo o Setor Hoteleiro Norte e o Centro Empresarial Norte. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da Covid-19 no DF, precisou de geradores para manter o funcionamento. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade tem capacidade de manter o atendimento com geradores durante 12 horas.

Moradores das QIs 9, 11 e outras quadras do Lago Norte também se queixaram da falta de luz. Segundo a CEB, às 18h35, a subestação SE-07, responsável pelo atendimento de 9.763 unidades consumidoras no Lago Norte foi religada. Pouco antes, às 18h33, ainda no caso do Lago Norte, houve o religamento parcial da subestação SE-SB.

Em Águas Claras, ocorreu apenas um pico de energia, que durou alguns segundos, e a cidade segue com fornecimento regular.

Desconexão

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, disse ter havido uma desconexão de um elo da rede na subestação de Brasília Norte, que fica na Epia Norte e atende o Noroeste, Planaltina, Sobradinho e Asa Norte. Ela abastece as subestações de energia da 910 Norte, que fica ao lado do Ceub, e do Setor Hoteleiro Norte.

Veja onde ocorreu o problema: 

 

Segundo Garcia, ainda nesta terça, outro episódio levou problemas ao Lago Norte. De acordo com ele, foi resultado de um cabo solto na cruzeta do sistema. Por esse motivo, o bairro nobre ficou sem luz das 12h39 às 14h57.

 Taguatinga

Taguatinga também teve problema com falta de energia das 11h48 às 12h05  por causa da queda de um poste.

Últimas notícias