metropoles.com

Aneel aprova redução média de 6,79% para tarifas de luz no DF

O maior abatimento percentual na conta de energia elétrica atingirá o consumidor comum

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (15/10/2019), redução nas tarifas da distribuidora de energia Companhia Energética de Brasília (CEB). As novas taxas entram em vigor a partir de 22 de outubro de 2019. A redução média para o consumidor será de 6,79%.

A companhia atende 1,1 milhão de unidades consumidoras. No caso das empresas, aquelas que operam em baixa tensão devem pagar 6,91% a menos na tarifa. Para as indústrias, a queda fica em 6,52%.

“A desoneração das tarifas de energia é um desafio que vem sendo encarado de frente pela atual diretoria da ANEEL. Foi com muita negociação que fechamos um acordo com os bancos para antecipar a quitação da conta ACR, proporcionando reduções reais de tarifas para os consumidores de Brasília e de outras regiões do país”, disse o diretor da ANEEL Rodrigo Limp, relator do reajuste.

A Conta Ambiente de Contratação Regulada (Conta-ACR) é administrada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), e é destinada a cobrir despesas das distribuidoras de energia nos casos de acionamento de termelétricas, as quais produzem eletricidade mais cara e poluente.

Por meio de nota, a CEB reforçou que a conta de luz vai reduzir, mas que a medida não impacta na arrecadação da empresa. Isso se deve, conforme a companhia, ao fato de 75% da conta de energia ser repassada a outros agentes do setor elétrico e à incidência de tributos. (Com informações da Aneel)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?