Alerta temporal: veja como fica o tempo durante o fim de semana no DF

Segundo o Inmet, a capital federal segue com com alerta de chuvas intensas; domingo o volume de chuva pode diminuir

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Brasília em dia de alerta para chuvas
1 de 1 Brasília em dia de alerta para chuvas - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O Distrito Federal está sob alerta laranja para chuvas intensas. O aviso é válido até às 10h do sábado (6/12). Durante o alerta, há previsão de tempestade com vento de até 60Km/h. A expectativa é que o tempo permaneça nublado nos próximos dias.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , no fim de semana, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 18 °C, enquanto as máximas alcançam cerca de 25 °C. A umidade relativa do ar deve variar de 70% a 100%.

Segundo o meteorologista Danilo Cabral, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o DF e Goiás mantém o cenário de forte nebulosidade e chuvas frequentes — fenômeno típico desta época do ano.

De acordo com o especialista, sexta-feira e sábado devem seguir com o mesmo padrão de tempo fechado, com dias nublados e períodos de chuva, especialmente no fim da tarde e à noite. No domingo (8/12), o volume de precipitação tende a ser menor, embora a instabilidade continue presente.

As temperaturas permanecem amenas para o período chuvoso. As mínimas variam entre 17°C e 18°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 26°C. A umidade deve ficar entre 65% e 95%.

Alertas do Inmet

A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas.

Veja:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?