Agendamento para 2ª dose da vacina no DF começa nesta quinta-feira

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, uso da plataforma poderá ser ampliado para marcar as primeiras doses do imunizante

atualizado 19/02/2021 9:04

Secretário de Saúde, Osnei OkumotoIgo Estrela/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou, na tarde desta quinta-feira (18/2), a plataforma de agendamento da segunda dose da vacina contra Covid-19. A apresentação do site foi feita em evento no Palácio do Buriti.

De acordo com a pasta, o agendamento será feito por meio do site vacina.saude.df.gov.br. Inicialmente, a vacinação poderá ser marcada para o período de 22 a 26 de fevereiro. Caso a experiência seja positiva, a plataforma seguirá funcionando nas próximas semanas e poderá ser ampliada para a marcação da primeira dose.

Para agendar a vacinação, a pessoa deverá fazer um cadastro e preencher alguns dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, além de informar o número do cartão nacional de saúde, a data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante do imunizante.

Conforme o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a ferramenta “é extremamente importante para que possamos evitar filas e aglomeração e dar maior comodidade para já poder se vacinar”.

Serão, em um primeiro momento, 18,9 mil vagas para a aplicação da segunda dose da Coronavac nas 11 unidades de drive-thru pelo DF. O portal pode ser acessado para agendamentos a partir desta quinta-feira.

“Quem foi vacinado com a vacina de Oxford/Astrazeneca ainda não está em tempo de receber a segunda dose. Importante que isso seja esclarecido para a pessoa não procurar o site e tentar agendar agora”, ressaltou Okumoto.

0

Conforme Petrus Sanchez, secretário adjunto de Assistência à Saúde, as unidades de drive-thru serão exclusivas para o público agendado. “Mas todas as outras salas de vacina ficarão de portas abertas para os não agendados.”

De acordo com Christiane Braga, subsecretária de Planejamento em Saúde, a pessoa poderá escolher o ponto de vacinação, a data e a hora em que receberá a segunda dose da Coronavac. Após realizar o agendamento, ela deverá imprimir o formulário e levá-lo ao ponto de vacinação. Também será necessário estar com o cartão de vacina que comprove a primeira aplicação.

“A vacina Coronavac prevê um período mais curto do que a Astrazeneca, então por isso estamos começando por ela”, disse. “Naquele cartão de vacina que o indivíduo recebeu no posto de vacinação, que constava a declaração da sua vacina executada — a primeira dose –, existe um agendamento para a segunda dose. Este agendamento que estiver neste período de 22 a 26 (de fevereiro) pode ser marcado neste site em qualquer momento de maior conforto para esse indivíduo e no local mais próximo ou mais adequado para que ele procure o serviço”, completou Christiane.

Últimas notícias