metropoles.com

Adasa reduz cota do lago para que a CEB volte a produzir energia

Agência faz adequação ao limite mínimo estipulado no fim do ano passado para que a companhia possa usar águas do reservatório. Atualmente, o lago gera apenas 1% da energia total do Distrito Federal, quantidade que vem diminuindo a cada ano, segundo a CEB

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Todo fim de ano, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) determina o nível mínimo de água que o Lago Paranoá deve ter para que a Companhia Energética de Brasília (CEB) utilize a reservatório para a geração de energia. Em 2015, foi estipulado que, nos meses de junho e julho, o lago deveria estar a cerca de 1000,6 metros acima do nível do mar.

O problema, segundo a Adasa, é que choveu menos do que o esperado no DF, fazendo com que o nível do Paranoá ficasse abaixo da cota estipulada. Dessa maneira, essa cota foi redefinida em cerca de 1000,2 metros, permitindo que a companhia volte a retirar a água do Paranoá para a geração de energia. A Adasa afirma que se trata de mero ajuste no parâmetro.

A agência informou ainda que o nível de água do lago está normal para esta época do ano, e atividades como recreação e navegação não serão prejudicadas. “Ao permitir o uso do lago, é assegurada uma geração mínima de energia para a CEB, que estava tendo prejuízo financeiro”, explica Camila Campos, coordenadora de Informação Hidrológica da Adasa.

Atualmente, segundo a CEB, o Lago Paranoá gera apenas 1% da energia total do Distrito Federal, percentual que vem diminuindo ano após ano. Hoje, as principais geradoras de energia elétrica do DF são as barragens de Corumbá 3 e 4.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?