metropoles.com

Absolvido, médico acusado de assédio ficará 30 dias suspenso no DF

Profissional passará pelo segundo período de afastamento, mas, segundo a defesa, ele poderá trabalhar normalmente ao final do prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CRM-DF
Médico - Metrópoles
1 de 1 Médico - Metrópoles - Foto: Reprodução/CRM-DF

A defesa do neurologista Carlos Nogueira Aucelio conseguiu reverter o processo de cassação do profissional, que foi investigado pelo suposto crime de estupro de vulnerável pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ele foi absolvido em 2019.

O médico, porém, ficará 30 dias afastado. Depois, segundo seus defensores, poderá seguir com a profissão.

“A defesa do doutor Carlos Nogueira Aucelio esclarece que a publicação relativa ao seu afastamento da medicina por 30 dias é o resultado final do processo ético disciplinar a que ele fora submetido”, disse o advogado de defesa do neurologista, Cleber Lopes de Oliveira.

No começo do caso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu pelo afastamento cautelar do profissional. Na sequência, o Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) pediu a cassação do registro.

A defesa do neurologista recorreu, e o CFM modificou a decisão local, suspendendo o processo de cassação e passando a exigir os 30 dias de suspensão.

Entenda o caso

O neurologista foi acusado pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) de manipular os órgãos genitais de cinco adolescentes e comparar, durante consultas, o tamanho dos testículos.

À época, a investigação foi conduzida pela DPCA, que chegou a cumprir mandados de busca e apreensão na residência e no consultório do médico, na Asa Norte. As equipes buscaram celulares, computadores e notebooks a fim de investigar possível armazenamento de material libidinoso.

No entanto, em outubro de 2019, o juiz substituto na ocasião, Nelson Ferreira Júnior, julgou improcedente a denúncia apresentada pelo MPDFT e absolveu o acusado. Para o magistrado, os elementos de prova até então produzidos foram incapazes de certificar qualquer intenção libidinosa. Os autos acabaram arquivados.

De acordo com a plataforma Lattes, Carlos Nogueira Aucelio é professor da Universidade de Brasília (UnB) e responsável pelo setor de Neuropediatria e pelo Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações