Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Após incêndio, administrador diz que Feira dos Importados "é segura"

O administrador da Feira dos Importados Absalão Calado listou investimentos e cuidados na prevenção de incêndios

11/05/2026 15:08, atualizado 11/05/2026 15:09
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
Feira dos Importados

Há quatro anos um incêndio destruiu parte da Feira dos Importados do Distrito Federal. Nesta segunda-feira (11/5), as chamas consumiram novamente lojas do centro comercial. Cerca de 40 boxes foram danificados parcial ou totalmente. A real dimensão do estrago só será descoberta após o trabalho da perícia técnica. Segundo a direção da feira, apesar da nova tragédia para o bolso dos feirantes, o local é seguro.

Segundo o administrador da Feira dos Importados, Absalão Ferreira Calado, após o incêndio há quatro anos, houve investimento na troca da fiação e brigadistas.

“Investimos, trocamos toda a fiação da feira. Sempre estamos investindo. É uma das feiras mais seguras que tem. Só que acidentes podem acontecer na feira, pode acontecer em shopping, em qualquer lugar. A feira é segura. Agora, infelizmente, acontece. Nós temos 2 mil lojas aqui. É impossível você dizer que não vai acontecer nada dentro de 2 mil lojas”, ponderou.

Segundo o administrador, o incêndio foi observado ainda no início por um brigadista da prória feira, que acionou o socorro do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). O profissional chegou a ajudar no combate contra o fogo. “Se não tivesse brigada, pessoas aqui durante 24 horas, aí o incêndio seria de grandes proporções”, argumentou.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo o administrador, a gestão da feira vai avaliar os danos e definir quais serão os próximos passos. “Há quatro anos atrás, nós isolamos a área e o resto da feira funcionou normalmente”, explicou.

Ainda não há informações sobre o funcionamento da feira nos próximos dias.

De acordo com Calado, a feira avalia medidas para apoiar os feirantes prejudicados pelo incêndio, como isenção de taxas e permissão para os lojistas trabalharem em outros locais. “A gente vai tentar amenizar, diminuir os danos o máximo possível para as pessoas que sofreram esse incêndio”, explicou o administrador.

“O que é o mais importante? É a vida. Graças a a Deus não temos nenhuma vítima, não tem ninguém machucado. Então danos materiais é uma sequência posterior que nós vamos ver o que é que pode ser feito para cada pessoa”, argumentou.

Após incêndio, administrador diz que Feira dos Importados “é segura” - destaque galeria
6 imagens
Cerca de 30 militares foram acionados para o atendimento
O fogo atingiu o Bloco C da Feira dos Importados
As chamas foram contidas pelos militares por volta das 6h
Os militares combateram as chamas e fizeram o rescaldo
Brigadistas da Feira dos Importados avisaram os bombeiros
Incêndio atingiu a área interna da Feira dos Importados em 11/5
1 de 6

Incêndio atingiu a área interna da Feira dos Importados em 11/5

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
Cerca de 30 militares foram acionados para o atendimento
2 de 6

Cerca de 30 militares foram acionados para o atendimento

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
O fogo atingiu o Bloco C da Feira dos Importados
3 de 6

O fogo atingiu o Bloco C da Feira dos Importados

Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
As chamas foram contidas pelos militares por volta das 6h
4 de 6

As chamas foram contidas pelos militares por volta das 6h

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
Os militares combateram as chamas e fizeram o rescaldo
5 de 6

Os militares combateram as chamas e fizeram o rescaldo

HUGO BARRETO / METRÓPOLES
Brigadistas da Feira dos Importados avisaram os bombeiros
6 de 6

Brigadistas da Feira dos Importados avisaram os bombeiros

HUGO BARRETO / METRÓPOLES

Sobre o incêndio

  • O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para atender a ocorrência por volta das 5h30 e chegou às 5h40.
  • Ao todo, cerca de 30 militares participaram da operação, com o apoio de oito viaturas das unidades do Guará e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), incluindo um veículo auto tanque.
  • Os bombeiros utilizaram o Portão 8 para a operação. O serviço de hidrantes da região foi usado para a extinção das chamas. De imediato, foram utilizadas linhas de mangueiras pressurizadas para controlar e extinguir o incêndio, visando evitar que o fogo se propagasse para outras lojas.
  • O combate mais intenso contra as chamas foi até aproximadamente às 6h. Na sequências, as equipes iniciaram o trabalho de rescaldo.
  • Segundo o capitão Quintiliano, do CBMDF, a suspeita inicial é de que o fogo tenha começado em uma barraca de eletroeletrônicos.