metropoles.com

60 anos do Plano Piloto: veja ata que aprovou projeto de Lucio Costa

Idealizado pelo urbanista, e executada por vários profissionais o desenho de Brasília era simples e perfeito para a nova capital

atualizado

Compartilhar notícia

Mario Fontenelle
Lucio Costa e o Projeto do Plano Piloto 1957
1 de 1 Lucio Costa e o Projeto do Plano Piloto 1957 - Foto: Mario Fontenelle

Nesta quinta-feira (16/3), comemora-se o aniversário de 60 anos da escolha do projeto criado pelo urbanista Lucio Costa para a construção de Brasília. Em 1957, o Plano Piloto para a Capital Federal foi escolhido em uma comissão julgadora composta pelos arquitetos e urbanistas mais qualificados do mundo.

O Metrópoles apresenta com exclusividade a ata assinada por Oscar Niemeyer e os outros membros do júri, na qual foi dissertada todos os pormenores da escolha do projeto de Lucio Costa. Entre os jurados estava o inglês William Holford. Ele sacramentou que o Plano Piloto, apesar de simples, era ideal.

Segundo o diretor de pesquisa do Arquivo Público, Elias Manoel da Silva, o documento retrata que Oscar Niemeyer e outros profissionais elegeram o projeto sem passar por votação. “Mas o urbanista Paulo Antunes discordou da decisão. Deu muita confusão, mas, no final, foi aceito”, revela.

0

De última hora, e com pouco mais de 20 páginas, Costa venceu o concurso para a construção de Brasília. “Foi considerado ‘a maior contribuição urbanística do século 20’ pelos jurados”, diz Elias. Atualmente, após a cidade construída e adaptações ao plano original, Brasília é Patrimônio Mundial, pela Unesco.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações