metropoles.com

13° dos aniversariantes do GDF vai atrasar. De novo

Chefe da Casa Civil comunica a servidores que não há dinheiro em caixa para pagar o benefício de quem fez aniversário em outubro. Recursos só devem ser disponibilizados no dia 15

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Lima/Metropoles
582e71fc-638f-498a-9629-c97761badee5
1 de 1 582e71fc-638f-498a-9629-c97761badee5 - Foto: Rafaela Lima/Metropoles

O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse, em reunião com representantes de sindicatos locais, no Palácio do Buriti, que o 13° salário dos 7.918 servidores que fazem aniversário em outubro vai atrasar. Em vez de o benefício ser pago no quinto dia útil de novembro, a previsão é que o dinheiro caia na conta dos funcionários apenas no dia 15.

Segundo Sampaio, não há verba em caixa, uma vez que a arrecadação ficou aquém do esperado. Nem o superávit do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iprev), usado pelo GDF para pagar as aposentadorias até o fim do ano, será suficiente para arcar com esses gastos, estimados em R$ 70 milhões.

Será a quarta vez no ano que o 13° atrasa. Em julho, em agosto e em setembro, o Executivo local também não repassou o benefício no quinto dia útil do mês seguinte ao do aniversário do servidor.

Encontro com servidores
A reunião, que  ocorreu na tarde desta quinta-feira (29/10), a pedido do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do GDF (Sindser), era para apresentar o balanço das contas do governo local. Na ocasião, Sérgio Sampaio; o secretário da Fazenda, Pedro Meneguetti; e o subsecretário do Tesouro, Fabrício de Oliveira Barros, informaram que, na quarta-feira (28), o Executivo tinha, em caixa, R$ 36,7 milhões para arcar com todas as despesas não vinculadas do DF, como salários e obras de infraestrutura.

Compartilhar notícia