metropoles.com

Virou Negócio: Neide Sosvianin e a liderança na construção civil

Em parceria com o Itaú Empresas, a websérie conta a história de força e superação da fundadora da Versátil Andaimes e Escoramentos

RET Mídia
Foto colorida da empresária Neide Sosvianin - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da empresária Neide Sosvianin - Metrópoles - Foto: RET Mídia

atualizado

A Versátil Andaimes e Escoramentos é referência na locação de equipamentos para construção civil. Em Colombo, no Paraná, Sul do Brasil, Neide Sosvianin é a força visionária por trás da empresa.

Ela transformou coragem e determinação em uma história de sucesso que inspira empreendedores e impulsiona a comunidade. Desde pequena, Neide cultiva o desejo de construir o próprio negócio.

“Eu sou uma mulher muito prática. Nasci em uma família de empreendedores e empreendi desde criança. Hoje, eu conquistei o que sempre quis”, afirma.

A história da Versátil começa em 1987, quando Neide e o marido, Sérgio Sosvianin, ainda muito jovens, mudaram-se para Curitiba com uma mala e uma criança nos braços.

Hoje, a empresa ocupa uma área de 100 mil metros quadrados, movimenta cerca de 350 toneladas de produtos por dia e é líder de mercado no Paraná e em Santa Catarina.

Agora, esta história de coragem e visão pode ser conhecida na websérie “Virou Negócio”, parceria do portal Metrópoles com o Itaú Empresas, que mostra casos bem-sucedidos partindo de desejos pessoais, referências familiares, vontade de mudança e foco num futuro melhor.

Confira o primeiro episódio da websérie Virou Negócio:

Berço empreendedor

Rosineide, nome de registro, saiu da Bahia com destino a São Paulo para aprender o negócio da família. Se fixou em Osasco, na região metropolitana, onde casou e teve sua primeira filha.

Com o apoio dos irmãos, que já trabalhavam no setor de construção civil, pôde escolher entre Cuiabá, no Mato Grosso; Curitiba, no Paraná; ou Goiânia, no Goiás, para instalar um braço do ramo de andaimes.

“Não deu certo em Cuiabá. Mas, assim que chegamos em Curitiba, amamos a cidade e ela nos amou. Nem pisamos em Goiânia para tirar a dúvida. Daí pra frente, foi dar continuidade no nosso sucesso”, explica.

Neide se emociona falando de sua mãe que, de forma inspiradora, criou 7 filhos empreendedores.

“Minha mãe é uma mulher negra, nordestina. Fomos criados para um ajudar o outro. Um consegue o sucesso e puxa o outro. Na nossa família, tivemos pescadores, lenhadores, só exemplos de que a prosperidade viria do nosso trabalho”, afirma.

Superação com suporte

Como toda jornada empreendedora, a trajetória de Neide e Sérgio teve altos e baixos. No início dos anos 1990, enfrentaram uma quebra financeira, mas usaram o aprendizado para alavancar o negócio. Foi nesse momento que o Itaú Empresas entrou como um parceiro estratégico.

“Recebemos um crédito de R$ 600 mil e isso nos trocou de patamar”, lembra Neide. Com esse recurso, investiram na ampliação da frota de andaimes e consolidaram a empresa como líder no mercado.

Para Neide, o diferencial do Itaú Empresas é conseguir entender o momento de cada empresa de forma personalizada, propondo as melhores soluções e movimentos para garantir uma gestão financeira assertiva.

“Hoje eu entendo que o Itaú é um orientador de empresas como a minha, e eu sinto isso vindo deles. Ainda hoje ele traz inovação para a gente nesse sentido, entendendo que a nossa empresa está evoluindo de patamar, de nível organizacional”

Legado e futuro

Para Neide, o maior orgulho é olhar para trás e ver o legado que construiu.

“Rentabilizar fazendo o que gosta e ter orgulho do que você construiu é a fórmula da felicidade”, conclui.

O império de Neide e Sérgio tem mais de 250 funcionários, crescimento de 140% desde o seu início e está com um pátio de 100 mil metros quadrados.

“Virou Negócio”

Conheça  mais da história da Versátil e da Neide no segundo episódio da websérie “Virou Negócio”:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

 

Versátil Andaimes e Escoramentos

Endereço: rua Maximiano Fontoura da Silva, 599 – Atuba, Colombo – PR, 83409-630

Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h48

Contato: (41) 3661-6000

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?