Conteúdo especial

UPIS recebe nota máxima do MEC em todos quesitos

Classificação considera desempenho de alunos em provas, qualificação de professores e estrutura da instituição de ensino superior

atualizado 25/02/2021 12:58

As Faculdades Integradas – UPIS, instituição de ensino superior do Distrito Federal, obteve nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com os dados do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado do Índice Geral dos Cursos (IGC), apenas 1,7% dos cursos e 2% das instituições de ensino superior obtiveram nível de excelência nos índices que avaliam a qualidade da educação no país, tanto em instituições públicas quanto privadas.

A classificação se dá por uma escala que vai de 1 a 5. Aqueles que obtiveram conceitos 1 ou 2 são considerados insuficientes, enquanto notas 4 ou 5 são intitulados com desempenho superior. Os índices levam em consideração o resultados de provas e a percepção dos alunos sobre o processo de formação oferecido; a qualificação de professores; e a estrutura oferecida pela instituição.

“Isso representa o nosso compromisso com o máximo de qualidade no processo de ensino e aprendizado. Investimos constantemente tanto no aperfeiçoamento técnico e científico quanto na parte estrutural dos nossos campus. Fomentamos a inovação e a tecnologia em prol dos nossos alunos”

enfatiza o diretor da UPIS, José Rodolpho Assenço

Diretor da Faculdades Integradas – UPIS, José Rodolpho Assenço

Fundada em 1971, a UPIS é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Distrito Federal e oferece 15 cursos de graduação em diversas áreas de conhecimento como administração, agronomia, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, enfermagem, farmácia, fotografia, geografia, história, medicina veterinária, secretariado executivo, sistemas de informação, tecnologia em comunicação institucional, turismo e zootecnia. Conta ainda com vários cursos de extensão e na área de pós-graduação. 

Diferenciais

Com 50 anos de história e atuação em Brasília, a instituição se destaca pelos prêmios e certificações de qualidade recebidos ao redor do mundo. Dentre elas, a Certificação Internacional de Qualidade, o ISO 9001, que conta com reconhecimento em mais de 140 países. O complexo que abriga a faculdade é considerado o maior campus do Centro-Oeste, com mais de 7 milhões de m², e conta ainda com mais de 70 laboratórios nas mais diversas áreas. Além disso, dispõe do maior hospital veterinário da região e é dono do maior número de títulos em esportes em campeonatos universitários.

Estrutura e profissionais preparados para receber os alunos

A instituição também é responsável pela formação de mais de 70 mil alunos. Dentre as missões está a preocupação com a educação de pessoas para que elas cresçam como profissionais empreendedores e possam construir carreiras promissoras, gerando melhorias de qualidade de vida para si e para a sociedade.

“Para que isso seja possível, temos como premissa a tradição, qualidade e liderança. Além disso, a garantia da qualidade de ensino reconhecida internacionalmente, o que abre oportunidades no mercado de trabalho para os nossos alunos”

aponta o diretor

Outro diferencial é o Campus Rural, inaugurado em 2001. Localizado na Fazenda Lagoa Bonita, com uma área de 700 hectares, o local é direcionado para os cursos de ensino agropecuário. O campus é símbolo de tecnologia e modernidade, associado à preservação do meio ambiente, com a plantação de mais de 3 mil mudas nativas da região, a instalação de moderna usina de tratamento de esgoto e diversos programas relacionados à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

0

 A unidade II da UPIS também é destinada para os cursos de Farmácia e Enfermagem. As áreas tem como foco a promoção e manutenção da saúde, prevenção, proteção e reabilitação. A instituição dispõe de materiais e todo suporte para as práticas das disciplinas. Aos interessados, o campus II de Planaltina está aberto à visitação, além de conhecer toda estrutura disponível para os estudos, ainda é possível realizar fotos na plantação de girassóis.

0

UPIS – Graduação e Pós-Graduação

Campus I
SEPS 712/912, Conj. A – Asa Sul
Telefone: 61 3445.6767

Campus II
Fazenda Lagoa Bonita BR 020 KM 12, DF 335, KM 4,8 Planaltina/DF
Telefone: 61 3488.9900