metropoles.com

Congresso da UCB debaterá panorama global da formação de professores

Especialistas nacionais e internacionais se reunirão para refletir sobre a carreira docente entre 21 e 22 de maio. Inscrições abertas

Patricy Albuquerque/UCB
Foto colorida da UCB Brasília
1 de 1 Foto colorida da UCB Brasília - Foto: Patricy Albuquerque/UCB

atualizado

Relatório recente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) traz um alerta sobre a escassez global de professores no Ensino Básico. O estudo afirma que, até 2030, o mundo precisará de 44 milhões de novos docentes. Pegando o recorte só do Brasil, o país precisa formar, até 2035, de 235 mil a 240 mil profissionais para suprir a demanda local, segundo estimativa da Semesp, entidade que representa as mantenedoras de Ensino Superior brasileiras.

Diante desses dados, Renato Brito, coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), questiona “o quanto a carreira docente se mostra atrativa? Quais os dispositivos e mecanismos que hoje estão sendo criados para a valorização dessa carreira? Por que as pessoas não querem ser professoras? O que atrai e o que repele da carreira?”.

Além disso, com as mudanças tecnológicas e comportamentais observadas na sociedade atual e principalmente nas salas de aula, pesquisar e compreender novos métodos de ensino e perspectivas de outros profissionais torna-se indispensável.

Por isso, entre 21 e 22 de maio, a UCB promoverá o Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas. O objetivo do encontro é gerar reflexões sobre o campo da formação docente ao redor do mundo.

Para isso, foram convidados para palestrar nomes de peso na área como:

  • Dr. Arie Kizel, da Universidade de Haifa, em Israel
  • Dr. Ernesto Treviño, da Pontifícia Universidade Católica, no Chile
  • Dra. Tone Kvernbekk, da Universidade de Oslo, na Noruega
  • Dra. Sonja Arndt, da Universidade de Melbourne, na Austrália
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Dra. Marília Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Professora Maria Helena Guimarães de Castro, da Cátedra Instituto Ayrton Senna (USP)
  • Professor Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Faça sua inscrição

Veja o convite de dois dos professores que estarão presentes:

 

De acordo com Adriana Pelizzari, pró-reitora acadêmica da UCB, o intercâmbio multicultural interferirá diretamente em processos criativos e na reflexão acerca das realidades da formação dos docentes.

“Com o olhar no futuro e com a consciência do nosso importante papel na construção de um mundo melhor, por meio da educação, acreditamos que essa troca entre profissionais de diversos países é indispensável.”

Adriana Pelizzari, pró-reitora acadêmica da UCB

Para Brito, que também é presidente do Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas, as pesquisas acadêmicas trazem abordagens recentes acerca das origens, causas e consequências de problemas e situações reais, que, muitas vezes, podem ser resolvidas.

“Reconhecer a importância da pesquisa e valorizá-la é missão basilar da universidade, entidade que é, normalmente, o berço do desenvolvimento das pesquisas. É nesse processo que está inserida a educação. O congresso já é um desdobramento das reflexões e pesquisas que vêm sendo feitas”, pontua o coordenador. 

Foto colorida da UCB Brasília

Como participar

Os interessados em apresentar trabalhos no congresso podem fazê-lo nas modalidades de “resumo expandido para comunicação oral” e “pôster”, em que precisam seguir uma destas três linhas temáticas de pesquisa: Processo educacional e formação de professores; Política, gestão e avaliação da educação; e Educação, tecnologia e comunicação.

“Todos os participantes, sejam acadêmicos, docentes, pesquisadores ou outros profissionais interessados em socializar sua reflexão e/ou pesquisa com a comunidade acadêmica, estão convidados a submeter seus trabalhos”, acrescenta Renato Brito.

O prazo final para submissão dos trabalhos é 30 de abril.

Faça sua inscrição

Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas

Quando: 21 e 22 de maio de 2024
Onde: Teatro Católica, Campus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília (QS 7, Lote 1, Pistão Sul – Brasília)

Faça sua inscrição

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?