atualizado
Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem de alopecia, também conhecida como calvície. Seja por causas genéticas ou emocionais, a queda de cabelo atinge diretamente a saúde mental e a autoestima das pessoas.
Em paralelo a isso, segundo dados do Google, os brasileiros procuram cada vez mais por temas relacionados à moda e beleza, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. No Brasil, o termo “transplante capilar” foi 2,1 vezes mais procurado em 2022 que no ano anterior.
O transplante capilar pode ser uma alternativa para quem busca recuperar os fios da cabeça, barba e sobrancelhas, recuperando a confiança. Eduardo Silvano, de 52 anos, por exemplo, percebeu a queda acentuada dos cabelos após os 45, quando os fios ficaram mais fracos e ralos. Ele conta que a autoestima melhorou 100% após o procedimento. “Realmente a calvície me incomodava muito, hoje posso deixar o cabelo do jeito que eu quiser sem nenhuma restrição”, afirma.
Já Lucas Braga, 25, fez transplante capilar na cabeça e na barba por se sentir incomodado com as falhas. “Agora me sinto mais despreocupado em tentar esconder as entradas do cabelo, o que me deixa mais à vontade e contente comigo mesmo”, ressalta.
Contudo, apesar dos benefícios visíveis, ainda há muitas dúvidas sobre o procedimento. Por isso, o Metrópoles conversou com a doutora Gabriella Braga, médica da Clínica Fios Soluções Capilares, para esclarecer os principais questionamentos sobre o assunto.
Metrópoles: Transplante capilar é seguro?
Gabriella Braga: Uma das grandes vantagens do transplante capilar é a segurança do procedimento. Os riscos e complicações são como de qualquer outro procedimento cirúrgico. Para aumentar ainda mais a segurança do método, é preciso realizá-lo com uma equipe especializada.
Na Clínica Fios Soluções Capilares, por exemplo, os transplantes são feitos com uma equipe médica completa: médica, enfermeira e quatro técnicas de enfermagem devidamente habilitadas e treinadas para fazer cirurgias, cuidados pós-operatórios e tratamentos.
Metrópoles: É possível fazer transplante capilar em que áreas? Qualquer pessoa pode fazer o procedimento?
Gabriella Braga: O transplante capilar pode ser feito na cabeça, barba e sobrancelhas. Apenas na consulta de avaliação é que podemos verificar se o paciente possui uma área doadora suficiente para o grau da calvície que apresenta.

Resultado após um ano de transplante capilar do paciente Lucas Braga Acervo pessoal

Resultado após um ano de transplante capilar do paciente Eduardo Silvano Acervo pessoal
Metrópoles: Qual é o melhor método de transplante capilar?
Gabriella Braga: Várias técnicas de transplante capilar surgiram ao longo do tempo. Os métodos mais comuns e praticados pelos profissionais nos dias de hoje são: FUT e FUE.
Na técnica FUT (Follicular Unit Transplantation), é retirado a faixa do couro cabeludo do paciente, deixando uma cicatriz.
Já no método FUE (Extração de Unidades Foliculares), a extração é feita folículo a folículo, com um instrumento de perfuração de pequeno diâmetro para extrair as unidades foliculares. Essas unidades são implantadas na área receptora seguindo um padrão de crescimento capilar, tornando o efeito mais natural. Por isso, a técnica FUE é a mais recomendada. É menos invasiva e garante um efeito natural sem cicatriz.
Metrópoles: Quais cuidados devem ser tomados após a realização do transplante capilar?
Gabriella Braga: Apesar de seguro, o transplante capilar é um procedimento cirúrgico e, por isso, exige alguns cuidados. São recomendadas algumas adaptações na rotina, cuidados com trauma da região do sítio cirúrgico, cuidados com o sol, cuidado com uso de capacete e boné.

Clínica Fios Soluções Capilares
A Clínica Fios Soluções Capilares se dedica a ajudar pessoas a recuperar a autoestima por meio de uma gama de tratamentos capilares na cabeça, barba e sobrancelha, sendo o transplante com a técnica FUE o principal deles.
Além disso, já existem serviços de tratamento capilares com intradermoterapia e PRP (plasma rico em plaquetas). Por meio de técnicas avançadas e produtos de alta qualidade, os benefícios incluem: estimulação do crescimento capilar, hidratação profunda, redução da inflamação e fortalecimento do cabelo.
Com uma equipe médica especializada, os procedimentos são feitos por uma equipe completa: médica, enfermeira e quatro técnicas de enfermagem devidamente habilitadas e treinadas para fazer cirurgias, cuidados pós-operatórios e tratamentos. Além disso, as salas de procedimentos são equipados com materiais de última geração.
A clínica possui unidades em:
Brasília (DF): SEPS 710/910, Sala 301, Centro Clínico Vital Brasília – Asa Sul
Salvador (BA): Rua São Paulo, 665 – Pituba
Curitiba (PR): Rua General Mário Tourinho, 1733, Edifício Mai Work – Barigui