Conteúdo especial

Trabalho híbrido: saiba as vantagens e desvantagens desse modelo 

Arquiteto e urbanista pela Universidade de Brasília (UnB), Sérgio Borges faz análise sobre o impacto do método na arquitetura corporativa

atualizado 07/07/2022 11:13

A forma de enxergar a dinâmica de trabalho mudou após a pandemia da Covid-19. Com a implementação do home office — que foi essencial para dar continuidade à produtividade em um cenário em que as pessoas precisavam ficar em casa —, muitas empresas implementaram o modelo híbrido, com a junção do presencial e do remoto, na realidade dos dias atuais.

Sérgio Borges, arquiteto e urbanista formado pela Universidade de Brasília (UnB), faz uma análise do impacto do modelo híbrido na arquitetura corporativa. A nova tendência traz vantagens e desvantagens para dentro das empresas que vão desde a redução de custos de mobiliário e otimização do espaço até os desafios de montar um ambiente adequado ao home office. 

Para Sérgio, o modelo híbrido não é uma novidade no mundo corporativo. Algumas empresas já utilizavam a comodidade do remoto para casos pontuais, como reuniões por videoconferência e trocas de informações por ferramentas on-line. No entanto, essas práticas se restringiam a posições de alta gestão e lideranças. 

“Mas a cultura geral era que o trabalho remoto não funcionaria para grande parte dos profissionais. Questões trabalhistas, falta de estrutura, dificuldade de acompanhamento das equipes, uma lista enorme de razões para não se considerar a implantação do home office.”

Sérgio Borges, arquiteto e urbanista
 

Alguns desses aspectos ainda são questionados quando se fala na implementação do trabalho híbrido, além da questão do contato social. Para exemplificar e abordar melhor o assunto, Sérgio Borges gravou um vídeo no qual faz uma análise sobre o impacto desse modelo e como as empresas podem se adaptar melhor para uma nova realidade.

SKBorges Arquitetura Corporativa

Sérgio Borges é arquiteto e urbanista formado pela UnB. Especialista em projetos para ambientes de trabalho pela Gepr. ArbeitsplatzExperte da Mensch&Büro Akademie, estudioso da neuroarquitetura e de suas aplicações, lighting designer e pós-graduado em projeto de arquitetura assistido por computador, à frente do escritório SKBorges Arquitetura Corporativa, empresa especializada em projetos e consultoria de ambientes de trabalho.

SiteInstagramYouTube

E-mail: [email protected]