Talk "Infraestrutura que move o Brasil" debate futuro da logística no país
Encontro gratuito será realizado em 11 de novembro, em Brasília; ministros George Santoro e Tomé Franca estão confirmados nos painéis

O transporte de mercadorias, o preço dos produtos nas prateleiras, a competitividade das empresas e a geração de empregos estão diretamente ligados à qualidade da infraestrutura brasileira. Para discutir os desafios e as oportunidades do setor, o Metrópoles realiza, em 11 de novembro, o talk “Infraestrutura que move o Brasil”, com oferecimento da Infra S.A.
O encontro será realizado das 14h às 17h, no B Hotel, em Brasília, e reunirá representantes do governo federal, especialistas e lideranças do setor produtivo. Entre os participantes confirmados estão George Santoro, ministro dos Transportes; e Tomé Franca, ministro de Portos e Aeroportos, que dividirão o mesmo painel para discutir a integração dos diferentes meios de transporte e a redução dos custos logísticos no país.
Com participação presencial gratuita, mediante inscrição, o evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do Metrópoles no YouTube, permitindo que o público acompanhe as discussões de qualquer região do Brasil.
A programação contará com dois painéis dedicados a temas estratégicos para o desenvolvimento nacional: a integração da rede de transportes e os caminhos para ampliar os investimentos em infraestrutura, com foco em inovação, sustentabilidade e segurança jurídica.
Integração dos transportes e redução dos custos logísticos
A necessidade de melhorar a infraestrutura brasileira ganha dimensão quando se observam os custos envolvidos no transporte de mercadorias. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os custos logísticos equivalem a 15,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A entidade também aponta que os investimentos em transporte e logística ficaram historicamente entre 0,5% e 0,7% do PIB, enquanto a necessidade estimada para o setor está entre 2% e 2,2%.
Nesse contexto, o primeiro painel, “O Brasil que se conecta: rede de transportes integrada para redução de custos logísticos”, discutirá como a articulação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos pode contribuir para tornar a movimentação de cargas mais eficiente e ampliar a competitividade nacional.
O debate reunirá Tomé Franca, ministro de Portos e Aeroportos; e Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral (FDC).

A discussão também envolve questões que ultrapassam o setor de transportes. A eficiência logística pode influenciar os custos de distribuição de alimentos, medicamentos e outros produtos, além das condições de acesso de diferentes regiões aos mercados consumidores.
Outro ponto relevante é o planejamento a longo prazo. Lançado em agosto de 2026, o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 estabelece diretrizes para orientar o desenvolvimento da infraestrutura de transportes nas próximas décadas.
O documento identifica 31 eixos prioritários, sendo 12 rodoviários, oito ferroviários, quatro aquaviários e sete intermodais. A proposta busca fortalecer a integração entre os sistemas de transporte e orientar decisões de investimento com base nas necessidades logísticas do país.
Inovação e sustentabilidade para atrair investimentos
Além da integração dos transportes, o futuro da infraestrutura brasileira depende da capacidade de desenvolver projetos que combinem modernização tecnológica, responsabilidade ambiental e condições favoráveis aos investimentos.
Esses desafios estarão no centro do segundo painel, “Infraestrutura do futuro: inovação, sustentabilidade e segurança jurídica para ampliar investimentos”.
A conversa contará com Venilton Tadini, presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB); Ramon Goulart Cunha, especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Os participantes discutirão como a previsibilidade regulatória e a segurança jurídica podem contribuir para atrair recursos e viabilizar projetos estruturantes, além do papel da participação privada na expansão e modernização da infraestrutura nacional.
O uso de inteligência de dados, a transformação tecnológica e a adoção de soluções sustentáveis também estarão entre os assuntos abordados.
A proposta é analisar caminhos para desenvolver projetos mais eficientes, capazes de atender às demandas econômicas, sociais e ambientais do Brasil nas próximas décadas.
Talk Infraestrutura que move o Brasil
Data: 11 de novembro de 2026 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: B Hotel — SHN Quadra 5, Bloco J, Lote L, Asa Norte, Brasília (DF)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
