Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Conteúdo especial

SP amplia maior frota sustentável do país com 500 ônibus elétricos

O novo lote equivale ao plantio de 3,2 milhões de árvores por ano e evita a emissão de 45 mil toneladas de CO₂

Leon Rodrigues/PrefSP
Fotografia colorida mostrando ônibus elétrico-Metrópoles
25/06/2026 06:00

Com a entrega de 500 novos ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte coletivo, ampliando a frota para 1.759 veículos, São Paulo não só consolida a liderança nacional em eletromobilidade, como fica em posição de destaque no cenário internacional. A capital paulista se aproxima de referências globais em eletrificação da frota, como Santiago, no Chile, e Shenzhen, na China, superando metrópoles europeias de grande relevância e em expansão, como Londres, no Reino Unido, e Amsterdã, na Holanda, que operam atualmente com frotas na casa das centenas de coletivos elétricos.

Os 500 ônibus apresentados representam, isoladamente, um volume superior ao de toda a frota de ônibus elétricos em circulação no Brasil em 2025, estimada em cerca de 460 veículos, sem considerar a cidade de São Paulo, segundo levantamento do portal E-Bus Radar.

Os ganhos ambientais são expressivos. A nova frota deixará de consumir aproximadamente 20 milhões de litros de diesel por ano e evitará a emissão anual de mais de 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂), além da redução de 110,6 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 0,9257 tonelada de material particulado.

O impacto ambiental corresponde ao plantio de aproximadamente 3,2 milhões de árvores. Cada ônibus elétrico equivale, individualmente, ao plantio de cerca de 6.400 árvores e evita a emissão de aproximadamente 87 toneladas de CO₂ por ano.

Fotografia colorida mostrando ônibus elétrico-Metrópoles

Com a incorporação dos novos veículos, a frota elétrica da cidade passa a ser composta por 1.759 ônibus, sendo 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus. Em operação, esse conjunto deixa de emitir aproximadamente 130 mil toneladas de CO₂ por ano e evita o consumo de cerca de 57 milhões de litros de diesel anualmente.

Em toda a frota elétrica da cidade, o resultado acumulado equivale ao plantio de aproximadamente 11 milhões de árvores.

A nova frota está distribuída entre 22 ônibus do tipo mídi, 215 do tipo básico, 159 modelos padron de 13,20 metros, 64 articulados de 21 metros e 40 articulados de 23 metros.

Fotografia colorida mostrando ônibus elétrico-Metrópoles

A ampliação da frota elétrica integra a estratégia municipal de redução de emissões e melhoria da qualidade do ar, como o plantio de árvores, os Bosques Urbanos e ampliação de parques.

Além dos benefícios ambientais, os novos veículos ampliam o conforto para os mais de 7 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema municipal. Todos os ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nesse lote, há 20 ônibus equipados com câmeras conectadas ao Smart Sampa. Agora, a cidade conta com 74 veículos com essa tecnologia.

Fotografia colorida mostrando motorista de ônibus-Metrópoles

A transformação também é sentida pelos profissionais que operam o sistema diariamente. Com 13 anos de experiência no transporte coletivo, a motorista Priscila dos Santos Correia acompanhou diferentes fases da evolução tecnológica dos ônibus em circulação na capital e afirma que a chegada dos modelos elétricos trouxe ganhos significativos em conforto, desempenho e qualidade de trabalho para os condutores, além de benefícios percebidos pelos passageiros durante as viagens.

“Eu dirijo ônibus há 13 anos e acompanhei toda essa evolução do transporte. Vivi a fase dos ônibus a diesel e acompanho agora essa transição para os elétricos. A diferença é muito grande. O veículo é mais silencioso, mais confortável e mais potente. Quem dirige percebe no dia a dia e os passageiros também sentem essa mudança assim que entram no ônibus. É uma evolução importante para o transporte da cidade”, afirma.

O instrutor de operação de ônibus elétricos Wesley Rafael da Silva explica que o motorista sente a diferença no primeiro dia. “O ônibus elétrico é mais silencioso, mais confortável e menos desgastante para quem passa horas dirigindo. E o passageiro também percebe isso imediatamente quando o veículo chega ao ponto.”

Fotografia colorida mostrando ônibus elétrico-Metrópoles

A expansão da frota faz parte de uma política pública permanente de transição energética. Pela regulamentação adotada pelo município, as concessionárias do sistema não podem mais substituir veículos que chegam ao fim da vida útil por novos ônibus movidos a diesel, acelerando gradualmente a migração para tecnologias de baixa ou zero emissão.

Para viabilizar essa transformação, a Prefeitura de São Paulo estruturou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 6,5 bilhões, com participação de recursos nacionais e internacionais. O lote entregue no último domingo (21/6) conta ainda com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).