Smart Sampa: 3 mil ocorrências com veículos apreendidos pela GCM
Ações apoiadas pelo sistema de monitoramento inteligente já resultaram em 472 prisões desde novembro de 2024

A recuperação de uma motocicleta furtada, que foi localizada por uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) após consultar o banco de dados integrado ao Smart Sampa e confirmar que a moto possuía registro de furto, representou o marco de 3 mil ocorrências envolvendo veículos apreendidos com o auxílio do maior sistema de videomonitoramento da América Latina.
Com 50 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, o Smart Sampa alcançou o volume de 3 mil ocorrências, reunindo abordagens, apreensões e recuperações em diferentes regiões da capital, desde novembro de 2024.
O resultado reúne casos de veículos furtados, roubados, adulterados ou com outras restrições identificados em diferentes regiões da cidade e reforça o uso integrado de tecnologia e policiamento preventivo no enfrentamento aos crimes patrimoniais.
Das 3 mil ocorrências registradas desde novembro de 2024, 2.535 envolveram motocicletas e 465 envolveram automóveis. As ações também resultaram na prisão de 472 pessoas.
O avanço dos resultados está diretamente ligado à estrutura tecnológica do programa. As câmeras do Smart Sampa são equipadas com sistemas de leitura automática de placas (OCR) e ferramentas de análise inteligente de imagens, que permitem identificar, em tempo real, veículos com registro de roubo, furto ou sinais de adulteração.
A partir desses alertas, as equipes da GCM são acionadas imediatamente para fazer a abordagem.
O sistema também opera de forma integrada ao Córtex, plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública que reúne informações sobre veículos em âmbito nacional.
Essa conexão possibilita o cruzamento de dados em tempo real, ampliando a capacidade de identificação de veículos com restrições, inclusive aqueles provenientes de outros estados ou com indícios de clonagem.

Entre os casos recentes, na região do Paraíso, Zona Sul da capital, uma equipe da ROMO (Rondas Ostensivas com Motocicletas), grupamento tático especializado da GCM, abordou um motociclista que fazia manobras irregulares.
Durante a ação, os agentes localizaram uma pistola calibre 9 mm com uma munição e, após consulta no sistema do Smart Sampa, constataram que a moto apresentava adulteração no número do chassi e estava vinculada a outra placa. O suspeito foi conduzido ao 27º Distrito Policial (Campo Belo).
Já na Zona Leste, no Jardim São Carlos, equipes da GCM identificaram duas motocicletas – uma Yamaha Fazer 125 e uma Yamaha Lander – estacionadas de forma irregular.
Após consulta ao Smart Sampa, foi constatado que tinham registro de furto. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao 63º Distrito Policial (Vila Jacuí), onde a ocorrência foi registrada.
Smart Sampa
Implementado em 2024 pela Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa tem como pilares a prevenção, a resposta rápida e a atuação integrada entre diversos órgãos municipais e estaduais.
Atualmente, o sistema conta com 50 mil câmeras distribuídas por todas as regiões da cidade, posicionadas com base em critérios técnicos como índices criminais, fluxo de pessoas e veículos e proximidade de equipamentos públicos.
Desde o início do monitoramento, o Smart Sampa já auxiliou na prisão em flagrante de 5.707 criminosos, 3.238 foragidos, entre eles assassinos, estupradores e até integrantes de máfia chinesa, e a localizar 226 desaparecidos.
O programa também tem avançado no monitoramento móvel. Atualmente, 100 motocicletas da GCM e da Polícia Militar já operam equipadas com câmeras integradas ao sistema, ampliando o alcance da tecnologia em vias estratégicas e de grande circulação.