Conteúdo especial

SIS Brasília: bilíngue e única no DF com formação continuada do IB

Escola oferece ensino integral, com aulas 50% em inglês e 50% em português, a partir dos 3 anos

atualizado 21/10/2021 15:09

Cidadão do mundo! Essa é a premissa do grupo SIS Swiss International School, com 17 escolas no Brasil, na Suíça e na Alemanha, que oferece formação bilíngue em tempo integral e faz parte de um dos maiores conglomerados de educação da Europa, o grupo Klett. As escolas do grupo SIS no Brasil também são reconhecidas e autorizadas a oferecer os programas da renomada International Baccalaureate Organization (IB) desde a Educação Infantil.

Os alunos da SIS Swiss International School Brasília vivem imersos no inglês e no português com aulas baseadas no currículo brasileiro – aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) – e trabalhadas dentro das diretrizes do IB, que assim como a SIS, tem por objetivo desenvolver os estudantes com mentalidade global, habilidades socioemocionais e responsabilidade cidadã. A SIS Brasília é a única instituição no Distrito Federal com a formação continuada do IB, ou seja, desde nova a criança aprende a questionar, investigar e desenvolver habilidades importantes para o sucesso acadêmico e pessoal.

“Na SIS oferecemos a oportunidade de aprendizagem da língua inglesa não só em termos de estrutura, mas em termos culturais e socioemocionais, com todas as nuances. Dando protagonismo aos alunos e nutrindo valores para uma mentalidade internacional.”

Anderson Vidal, diretor da SIS em Brasília

A partir de um bilinguismo genuíno, no qual 50% das aulas são lecionadas em inglês e as outras 50% em português, os alunos colocam a mão na massa e são estimulados a terem autonomia no próprio processo de aprendizagem. A escola oferece essas ferramentas por meio de excelência metodológica e um trabalho diferenciado, onde as carências e habilidades dos estudantes são reconhecidas e trabalhadas. 

Se, por exemplo, o aluno apresentar alguma defasagem no domínio do inglês, ele dispõe de um apoio adicional – sem custo – por até dois anos até que alcance o nível da turma. 

“Na nossa escola, trabalhamos intensamente o conceito de ‘agência’, no qual o aluno é de fato protagonista no processo de aprendizagem. Aqui o aluno tem voz, tem possibilidade de propor e fazer escolhas, o que o torna automaticamente responsável. Ele tem direitos, mas também tem deveres. Isso desenvolve o senso crítico e de cidadania.”

Anderson Vidal, diretor da SIS em Brasília

Todas as disciplinas são lecionadas a partir desse fio condutor. As aulas incentivam os alunos a tornarem-se ativos, compassivos e eternos aprendizes, garantindo as ferramentas para enfrentar, com confiança, os desafios de um mundo cada vez mais globalizado. A troca de experiências com alunos de outras nacionalidades também faz parte do DNA do grupo SIS, que promove campeonatos de matemática e esportivos, viagens culturais, entre outras atividades de troca com as demais escolas do grupo. 

Durante a pandemia, a SIS Brasília se destacou no ensino remoto, com uma infraestrutura que possibilitava, além das aulas em tempo real, muita interação e troca com os alunos e as famílias de forma segura e lúdica. Tudo isso porque um dos aspectos que integra o conceito educacional do grupo é a aprendizagem enriquecida por tecnologia. Por meio de softwares modernos de apoio ao processo de aprendizagem, os estudantes exploram áreas como tecnologia digital, programação, mídia, comunicação e segurança eletrônica.

O currículo de TI da SIS é comum a todas as escolas do grupo e combina os princípios dos currículos suíço e britânico, traduzidos também para o português e aplicado de forma bilíngue na SIS Brasília. A tecnologia é usada de maneira direcionada em todas as disciplinas para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para criar produtos de alta qualidade e treinar o raciocínio computacional. Além de se tornarem usuários criativos, seguros, responsáveis e críticos da tecnologia.

 

0

 

No Distrito Federal, a escola fica localizada na Quadra 905 da Asa Sul e conta com um ambiente multicultural, espaço amplo e estrutura moderna, com quadra de esportes, ginásio, laboratórios e áreas verdes. O quadro de docentes é outro diferencial. Os professores são nativos ou têm o inglês como língua materna ou ainda possuem a certificação C2, que garante o nível máximo de proficiência em um idioma.

Para além do domínio de inglês ou português, a equipe da SIS Brasília se destaca pelo constante aprimoramento. Os professores estão antenados ao que há de mais novo em boas práticas educacionais, com treinamentos, workshops e intercâmbio de experiências com especialistas de outras unidades ao redor do mundo. 

A SIS Brasília atrai especialmente famílias que buscam um padrão globalizado de educação, e compartilham dos mesmos ideais e princípios defendidos pela escola. A filosofia de ensino não é ideológica, mas fundamentada em valores centrais bem definidos, como honestidade, respeito, apreciação, responsabilidade pessoal e comprometimento. O que gera um engajamento da comunidade.

As inscrições ficam abertas o ano todo, mas as vagas estão sujeitas ao limite de alunos de cada turma. O processo é feito em três etapas: apresentação da escola e metodologia, entrevista ou prova diagnóstica para conhecer o aluno e avaliar o nível de idioma, e, por fim, a matrícula. Saiba mais sobre clicando aqui ou pelo telefone (61) 3443-4145.

Metodologia e programas do International Baccalaureate (IB)

Além de fazer parte do grupo SIS, cujo conceito educacional engloba o ensino bilíngue e o horário integral, a SIS Brasília é certificada e reconhecida pela International Baccalaureate Organization, organização internacional fundada na Suíça e que há mais de 50 anos desenvolve as melhores práticas em educação internacional.

As escolas credenciadas ao IB passam por um processo de avaliação rigoroso e são reavaliadas periodicamente pela organização internacional. 

Os programas IB na SIS Brasília começam na Educação Infantil, com Primary Years Programme (PYP) – que vai até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Em seguida, os estudantes seguem para o Middle Years Programme (MYP), que engloba o Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Por enquanto, a SIS Brasília atende alunos até o 9º ano, mas a escola abrirá o Ensino Médio a partir de 2023 e iniciará o processo de credenciamento para oferecer, além do PYP e MYP, o programa IB Diploma Programme.

Além do Certificado de Conclusão do Ensino Médio Brasileiro, os alunos poderão adquirir o diploma do IB Diplome Programme, respeitado e reconhecido pelas principais universidades do mundo, sendo aceito como forma de ingresso em diversas instituições no Brasil e em outros países. 

SIS Swiss Internacional School Brasília

Site: swissinternationalschool.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3443-4145
Redes sociais: Instagram / Facebook