atualizado
O Sesc-DF promove, de 22 a 25 de abril, o Seminário Internacional “Cultura pra Quê? – Centros de arte, decolonialidade e futuros possíveis”. Gratuito, o evento será realizado no Sesc Cultural, na 511 Norte, e reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir o papel da cultura diante dos desafios contemporâneos.
Ao longo de quatro dias, a programação aborda temas como decolonialidade, meio ambiente, desigualdade, memória, território e novas formas de organização social. O evento contará com mesas de debate, oficinas, mostras audiovisuais e intervenções artísticas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site saibamais.sescdf.com.br/cultura-para-que.
Destaques
O seminário reúne nomes de projeção nacional e internacional, como o líder indígena Ailton Krenak, uma das principais vozes do pensamento contemporâneo no Brasil, e a psicanalista e crítica cultural Suely Rolnik, referência internacional nas discussões sobre subjetividade, política e cultura.
Também participam a artista e escritora Jota Mombaça; a urbanista Raquel Rolnik; a socióloga argentina Verónica Gago; a pesquisadora e curadora Ana Longoni; o curador e escritor Olivier Marboeuf; e a artista visual Aline Motta, entre outros convidados.
Segundo o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, a proposta é ampliar o acesso ao debate cultural.
“Acreditamos na cultura como um instrumento de transformação social. O seminário é uma oportunidade de escuta, troca e construção coletiva de novos caminhos”, afirma.

PROGRAMAÇÃO
22 de abril (quarta-feira)
10h às 17h: Oficina preparatória com Olivier Marboeuf
23 de abril (quinta-feira)
9h às 10h: Apresentação institucional Sesc
10h às 10h30: Apresentação do encontro
10h45 às 12h45: Mesa de abertura, com Leda Maria Martins e Adriana Guzmán
14h45 às 16h: Mostra audiovisual
16h15 às 18h15: Mesa “À margem do mundo”, com Raquel Rolnik e Jota Mombaça
18h30: Intervenção artística com Paulo Nazareth
24 de abril (sexta-feira)
9h às 10h34: Mostra audiovisual
10h50 às 13h20: Mesa “Partir permanecendo”, com Suely Rolnik e Verónica Gago
15h20 às 16h10: Mostra audiovisual
16h25 às 18h25: Mesa “Ambientes para a vida”
18h40: Intervenção artística com Jamile Cazumbá
25 de abril (sábado)
9h às 9h40: Mostra audiovisual
10h às 12h: Mesa “Caminhar com o passado à frente”
14h às 14h40: Exibição e fala de Aline Motta
14h55 às 16h55: Mesa de encerramento, com Ailton Krenak
17h10: Intervenção artística com Olivier Marboeuf
Seminário Internacional “Cultura pra Quê?”
Data: 22 a 25 de abril
Local: Sesc Cultural – SEPN 511 Norte, Brasília
Inscrições: https://saibamais.sescdf.com.br/cultura-para-que
Entrada gratuita
Sesc Cultural
O espaço será um dos principais polos de arte, tecnologia e inovação do Distrito Federal. Com inauguração prevista para 2028 e uma área de mais de 10 mil m², o espaço nasce com a proposta de ampliar o acesso à cultura e fortalecer a produção artística local e nacional.
O projeto prevê ambientes voltados para exposições, formação, experiências imersivas e atividades educativas, reunindo diferentes linguagens artísticas em um só lugar. A proposta é criar um espaço de encontro, experimentação e circulação cultural, conectado às demandas contemporâneas e aberto à diversidade de públicos e expressões.

