Conteúdo especial

Referência no Centro-Oeste, Uniceplac abre inscrições para Medicina

Com avaliação máxima do MEC, a instituição de ensino superior possui o maior centro de simulação realística e habilidades da região

atualizado 21/10/2021 11:46

O sonho de cursar uma excelente graduação de Medicina em uma instituição de ensino superior com nota máxima do Ministério da Educação (MEC) está mais perto do que você imagina. O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac) abre processo seletivo via vestibular presencial e também via nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O curso de Medicina dura 12 semestres em formato integral e presencial e visa à formação do médico generalista, capacitado para tratar e diagnosticar doenças em todos os níveis do sistema de saúde. Em 2016, a metodologia ativa do curso foi implementada conforme todas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Um dos diferenciais do curso de Medicina no Uniceplac é que o eixo cognitivo é feito com métodos de tutoria Team-Based Learning (TBL). Isso significa que o foco é o aluno ser protagonista em todo o processo de aprendizagem. Além dele, a instituição adota o método Problem-Based Learning (PBL), que consiste na formação baseada na resolução em conjunto de casos interdisciplinares. Na prática, os alunos se reúnem em sala de aula após receberem material enviado pelo professor e seguem os cinco passos do TBL: preparação individual pré-classe, teste individual, feedback do especialista, exercício final de aplicação (em grupo) e, por último, a avaliação. Todas essas fases preparam o estudante para o trabalho em equipe.

Com 19 anos de existência, a graduação também dispõe dos laboratórios mais completos do Distrito Federal e Região, segundo a Laerdal, empresa internacional que desde 1960 cria produtos e programas à área de saúde. Os espaços são equipados com bonecos e manequins que simulam situações clínicas variadas em diferentes níveis de atendimento e gravidade com o objetivo de aprimorar os profissionais para casos de urgência e emergência. Nesses locais, 12 estudantes juntos a três professores e dois colaboradores de apoio atuam em situações que vão do básico ao avançado, com monitor paramétrico e materiais de consumo. Há também um auditório que permite que 25 alunos acompanhem toda a apresentação sobre os procedimentos que estão sendo executados.

Além disso, a estrutura conta com salas de aula com projetores em todas as paredes, sistema de som com microfones para professor e discentes, bem como climatização e iluminação especial.

O coordenador-geral do curso de Medicina do Uniceplac, Flávio Moura, explica que, no eixo do programa de saúde e serviço em interação comunitária, são apresentadas e estimuladas atividades práticas nas unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Após a conclusão da graduação, os egressos são submetidos a concursos de residência, grandes seleções para depois de formado. O Uniceplac prepara esses alunos para as seleções durante todo o curso, constituindo e contribuindo com o ciclo aprender e ensinar, além do desenvolvimento e aprimoramento.”

Flávio Moura, coordenador-geral do curso de Medicina do Uniceplac

Referência em Medicina

Ana Beatríz Mascarenhas, estudante do 5° semestre de Medicina do Uniceplac

Com o desejo de ser útil para a sociedade, a estudante do 5° semestre Ana Beatríz Mascarenhas, de 24 anos, decidiu que seria médica no primeiro ano do Ensino Médio. “Escolhi o Uniceplac porque eu queria cursar Medicina em Brasília e a instituição é referência no curso. A infraestrutura é excelente e nossos professores são os melhores médicos da cidade”, garante a aluna, que pretende fazer residência em Anestesiologia ou Cirurgia Geral.

Já Alexandre Eustáquio de Almeida, 18 anos, relembra da mola propulsora do que o incentivou a cursar Medicina. “Tive uma cardiopatia congênita ao nascer. Diante da minha doença foi que senti necessidade de ajudar outras pessoas. Meu pai, que é pediatra, também me incentivou bastante e eu sempre tive admiração por ele”, conta o aluno do 4° período.

Alexandre Eustáquio de Almeida, estudante de Medicina do 4° semestre do Uniceplac

Alexandre pretende fazer residência em Ortopedia e Traumatologia e afirma que a escolha pelo Uniceplac foi certeira. “É uma instituição que conta com vários professores que são ex-alunos extremamente reconhecidos no meio médico. Outro fator é a presença da metodologia ativa, recursos tecnológicos no laboratório de habilidades e a interação com a comunidade. Assim como a rede de assistência à saúde e a aquisição de práticas como liderança, empatia e comunicação”, acrescenta.

Nessa mesma linha, Ana Gabriela Batista, 21 anos, sonhava em ser médica desde criança. “Sempre me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse e eu respondia: eu vou ser médica. Desde então me dediquei a alcançar esse sonho que se tornou uma meta de realização pessoal”, lembra a aluna do 6° período.

Ana Gabriela Batista, estudante do 6° semestre de Medicina do Uniceplac

Ana Gabriela conta que a medicina é um projeto de Deus para a vida dela e que nunca cogitou mudar de profissão. “O Uniceplac me ajudou muito nisso e a instituição sempre foi minha primeira opção. Eu tenho amigos que se formaram ali e são excelentes profissionais. Pela admiração que tenho por eles e pela faculdade ser bem perto da minha casa, eu a escolhi por isso”, rememora.

Desenvolvimento de habilidades

Durante todo o curso, o aluno do Uniceplac, faz atendimentos à comunidade nas aulas práticas e nos projetos de iniciação científica e estágio, além de fazer parte do maior centro de simulação realística e habilidades do Centro-Oeste.  Ele também poderá atuar em instituições conveniadas como a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF), a Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia, o Hospital da Força Aérea Brasileira, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e hospitais particulares, como a Rede Santa Marta e a Rede D’or.

Dentro da estrutura acadêmica, os estudantes ainda dispõem de 282 m² de área total disponível para o desenvolvimento de habilidades específicas práticas como, por exemplo, sondagem vesical e ausculta pulmonar. Sendo que o espaço conta também com uma área de simulação realística de 230 m² em que é colocada em prática várias técnicas de habilidades ao mesmo tempo para diagnosticar ou tratar uma doença.

Medcel

O Uniceplac disponibiliza gratuitamente aos alunos acesso à plataforma Medcel no ciclo clínico e internato. O recurso ajuda na preparação para as provas de residência médica, sendo responsável pela aprovação de 87,8% dos estudantes. Na prática, o discente escolhe a prova que pretende fazer e as aulas on-line são focadas nos temas que mais são cobrados nessa avaliação.

A plataforma também compara o desempenho entre os candidatos que desejam fazer a mesma prova, o que facilita ao estudante saber em qual nível está e em qual assunto precisa focar mais. O horário é o aluno que escolhe, bem como o formato como aulas ao vivo, vídeo-aulas, simulados, aulas em formato de séries, podcasts, e-book, impresso e treinamento para a avaliação prática. Tudo isso com mentoria personalizada durante os estudos.

Conheça mais a estrutura do Uniceplac

0

Os interessados em fazer o vestibular ou optar pelo concurso por meio das notas do Enem devem acessar o site da instituição até 31/10 e fazer a inscrição.

Uniceplac

Endereço: SIGA Área Especial para Indústria nº 02, Setor Leste – Gama (DF)
Telefone: (61) 3771-8742
Site | Instagram