Conteúdo especial

Projeto eleva o nível de aprendizado após ano letivo de aulas on-line

Iniciativa diagnostica a defasagem, oferece o reforço no conteúdo e colabora para que cada aluno siga o conteúdo previsto com excelência

atualizado 25/03/2021 12:50

Com a volta às aulas e as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, uma nova realidade se estabeleceu nas instituições de ensino. Enquanto, no ano passado, a modalidade on-line salvou o período letivo, em 2021 muitas escolas apostam no modelo híbrido, no qual há a exposição presencial de conteúdos e também mediante a transmissão remota em tempo real, com o auxílio de ferramentas de comunicação. Dentre os desafios do “novo normal”, os colégios terão a missão de enfrentar a defasagem no aprendizado e as lacunas deixadas por um ano cheio de contratempos.

Pensando nisso, o Colégio Ideal desenvolveu o Projeto Alinhar 2021, uma iniciativa acadêmica que tem o objetivo de ajudar nessa retomada após o distanciamento social.

“A pandemia aumentou ainda mais as diferenciações de níveis de aprendizado entre os alunos. Por isso, precisamos alinhar essa variação para que as crianças e os adolescentes consigam avançar. Esse retorno exige um olhar especial para cada aluno. Acreditamos que isso será possível quando seguirmos todos os passos que desenvolvemos por meio do projeto.”

explica Carlos Henrique M. Martinez, diretor regional do Colégio Ideal.
Diretor com máscara
Diretor regional do Colégio Ideal, Carlos Henrique Martinez

Aplicando estratégias coletivas e individuais, a ação tem a intenção de reforçar conteúdos e elevar o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes. “Queremos que o aluno do Colégio Ideal encontre acolhimento, reaproximação e que possa transformar as dificuldades que trouxeram de 2020 em aprendizados para o futuro. Além disso, aprofundaremos, ainda mais, essa experiência on-line e todos os benefícios que ela trouxe, em prol dos estudantes”, completa Martinez.

Entenda o funcionamento do projeto

O Colégio Ideal optou por retomar as aulas realizando um diagnóstico do corpo discente, a fim de identificar lacunas. A ideia é eliminar deficiências, por meio de diferentes estratégias de reforço. O Projeto Alinhar consiste em três processos essenciais para ajudar no suporte dos estudantes. São eles:

  • Avaliação diagnóstica: Por meio de provas e atividades avaliativas – realizadas de forma presencial e sem valer nota –, é possível identificar as dificuldades individuais dos alunos. 
  • Reforço: A partir desse diagnóstico, os professores desenvolvem um replanejamento de conteúdo e reservam um tempo de aula para revisão dos assuntos com maior defasagem. 
  • Suporte: Para aqueles que necessitarem de um acompanhamento mais próximo, é oferecido reforço individualizado no contraturno, mediante orientação pedagógica, monitorias e aulões, para a fixação de conteúdo.

Projetos assim são realmente necessários, sobretudo diante do cenário em que estamos. Trazem um impacto psicológico importante para o aluno – e para a forma com que ele enxerga o próprio futuro. Não podemos fechar os olhos para as dificuldades pedagógicas que ficaram. É preciso corrigir com bastante cautela, para conseguirmos seguir com os novos conteúdos e desafios deste ano, sabendo que nossos alunos estão capacitados para isso.

Protagonismo do aluno

Aluna na frente da escola

Outro grande diferencial desenvolvido pela instituição para 2021 é o programa Eai (Ecossistema de Aprendizagem Inovador), em que os alunos do 6º ano à 2ª série do ensino médio têm acesso a disciplinas eletivas ministradas por especialistas em diversos temas de interesse dos adolescentes. Entre eles, estão conteúdos relacionados a marketing, investigação criminal, empreendedorismo, criação de games ou educação financeira.

Todas essas estratégias envolvem ações pedagógicas para garantir maior efetividade na hora de aprender. O colégio conta com programas específicos que auxiliam a fixação de conteúdo e reforçam, com diversão e leveza, pontos cobrados nas provas – inclusive, do PAS/UnB, vestibulares e Enem. Os estudantes são estimulados a desenvolverem o hábito de estudo diário saudável em todas as áreas.

Tradição

Fundado em 2001, o Colégio Ideal nasceu no formato de pré-vestibular, com a missão de aprovar alunos de Taguatinga para a Universidade de Brasília (UnB). A boa reputação e o grande número de aprovados, bem como a conquista de primeiras colocações em cursos concorridos, instigaram os professores sócios a abrirem as portas para o ensino médio, com metodologia focada em resultados e maior preparação para o vestibular. A instituição também passou a desenvolver projetos socioculturais, visando uma formação cidadã completa.

O resultado pode ser observado a cada ano. No Colégio Ideal, a preparação para ingressar em excelentes universidades do Brasil é um compromisso sério, mas deve ser manejada com equilíbrio, para que não ocorra pressão desnecessária sobre os alunos. Em 2018/2019, foram 613 aprovações na Universidade de Brasília (UnB) e em outras universidades federais. Houve ainda 88% de ingressos das turmas Ideal Med (cursinho intensivo) na UnB.

Aos interessados em conhecer a metodologia e ensino aplicado pelo Colégio Ideal, as matrículas ainda estão abertas. Unidades em Taguatinga, Águas Claras e Jardim Botânico.

Colégio Ideal
Site: Colégio Ideal
Redes sociais: Facebook Instagram
E-mail: [email protected]

Unidades:

Taguatinga 1
Educação infantil e ensino fundamental 1
A.E. Nº 31, Setor G Norte – Taguatinga-DF
(61) 3771-2650

Taguatinga 2
Ensino fundamental 2 ao 3º ano do ensino médio
A.E. nº 26, Setor G Norte – Taguatinga-DF
(61) 3041-6047

Taguatinga 3
Ensino médio 1º e 2º ano
QNG 9 Lt. 1 e QNG 11 Lt.2 – Taguatinga-DF
(61) 3965-5005

Águas Claras 1
Ensino fundamental 1 ao 8° ano
Av. Jequitibá, Lt 325 – Águas Claras-DF
(61) 3968-9424

Águas Claras 2
9º ano e ensino médio
Rua Araribá, lote 01 – Águas Claras-DF
(61) 3973-3003

Águas Claras 3
Educação infantil e ensino fundamental 1 e 2
Rua Manacá, lote 2, bloco 2 – Águas Claras-DF
(61) 3547-7341

Jardim Botânico
Educação infantil ao ensino médio
Av. do Sol, Quadra 9, Lote AE 05, Residência Jardins do Lago – Jardim Botânico-DF
(61) 3254-5760 / 5224