Programa “Tô Conectado” dá novo fôlego para a educação no Maranhão

Mais de 17 mil tablets foram entregues a estudantes de Imperatriz e região. Ministro Camilo Santana participou da ação do governo estadual

Foto: Ag do Maranhão
entrega de tablets no maranhão
1 de 1 entrega de tablets no maranhão - Foto: Foto: Ag do Maranhão

atualizado

metropoles.com

A transformação digital da educação pública maranhense ganhou novo impulso com o Programa Tô Conectado, que iniciou a distribuição de 17.400 tablets para estudantes da regional de Imperatriz. A ação integra o macroprograma Educação de Verdade e resulta de uma parceria entre o Governo do Maranhão, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o programa, o Estado pretende alcançar cerca de 250 mil estudantes em todas as regiões, ampliando o acesso a ferramentas tecnológicas e fortalecendo o processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Cada dispositivo vem equipado com chip de 20 GB mensais, garantindo conexão estável e acesso a plataformas de ensino, livros digitais e aplicativos educativos, como o Elefante Letrado, que terá formação específica para professores da rede.

Tecnologia como instrumento de equidade

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou que a iniciativa reduz desigualdades e oferece condições mais equilibradas entre estudantes de diferentes realidades sociais.

“Estamos oferecendo as mesmas oportunidades a todos os alunos da rede pública. A tecnologia amplia horizontes, desperta o interesse e prepara os jovens para o futuro”, afirmou.

A iniciativa do governo maranhense busca combater entraves que estão presentes em todo o universo da educação brasileira. Segundo o relatório do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (TIC Educação 2022), 94 % das escolas que oferecem Ensino Fundamental e Médio têm acesso à Internet, mas apenas 58 % dispõem de computador para uso dos alunos com conexão adequada.

Ao investir em infraestrutura tecnológica e conectividade, o Maranhão se posiciona entre os estados que tratam a inclusão digital não apenas como modernização, mas como instrumento de justiça social e política de aprendizagem contínua.

Investimento em formação

Durante a solenidade de lançamento do programa, realizada no dia 9 de outubro no Centro de Convenções de Imperatriz, o governador Carlos Brandão e o ministro Camilo Santana destacaram que o programa consolida uma nova etapa na educação maranhense.

Brandão ressaltou que o uso pedagógico da tecnologia tem papel estratégico na melhoria do ensino. “Esses tablets oferecem acesso a conteúdos atualizados e profissionalizantes. São ferramentas que elevam o desempenho escolar e preparam nossos alunos para novos desafios”, afirmou.

Para o ministro da Educação, a iniciativa estadual é exemplo de como o investimento em tecnologia deve caminhar junto à formação de professores. “Cada escola precisa estar conectada e cada estudante deve ter acesso a um equipamento. O investimento de R$ 275 milhões garante não apenas a entrega dos dispositivos, mas também a qualificação dos educadores e o fortalecimento da aprendizagem”, pontuou Santana.

A aposta do governo maranhense na digitalização anuncia um futuro híbrido, em que a educação forma também para a navegação responsável e orientada. Afinal, a Internet abre as portas para o conhecimento, mas é preciso abrir as portas certas.

Governo do Maranhão
Instagram | Facebook

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?