Conteúdo especial

Pré-candidatos à Presidência debatem sobre o futuro do trabalho no RJ

Congresso com programação multisetorial que reune pré-candidatos à Presidência da República está sendo transmitido ao vivo nesta sexta-feira

atualizado 13/05/2022 9:01

A adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia foi unânime no primeiro dia do congresso Pensar Brasil, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (12). A pauta foi reforçada pelo posicionamento dos pré-candidatos à presidência Ciro Gomes (PDT), Pablo Marçal (Pros) e André Janones (Avante), que demonstraram preocupação com a geração de emprego, a produtividade e o futuro do trabalhador brasileiro. Nesta sexta-feira (13), o candidato que apresentará suas propostas será Santos Cruz (Podemos), além dos representantes Wellington Dias (PT) e Carlos Siqueira (PSB).

Outro ponto central do debate da programação de quinta-feira foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, do Poder Executivo, que modifica a organização da Administração Pública direta e indireta. A visão compartilhada é que os servidores públicos são parte estratégica da solução dos problemas do país, diante da necessidade de se ter um governo ao mesmo tempo forte e eficiente.

A programação do dia foi encerrada com a pré-estreia do longa-metragem brasileiro ‘Pureza’, que tem a proposta de trazer uma profunda reflexão sobre as relações de trabalho ao narrar a realidade cruel do trabalho escravo. Estrelado pela atriz Dira Paes e dirigido por Renato Barbieri, o filme retrata a história de Dona Pureza na incessante busca por encontrar e libertar o filho que saiu de casa para trabalhar em um garimpo.

Já nesta sexta-feira (13/5), o Pensar Brasil receberá, entre outros palestrantes, o empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho, com temática mais direcionada ao empreendedorismo. As demais palestras do congresso trarão as perspectivas e os desafios da Justiça do Trabalho, da política industrial e inovação, da governança pública e da agroindústria, com os convidados Gabriela Delgado, Marina Szapiro, Augusto Nardes e Ricardo Tortorella, respectivamente.

A programação completa e outros conteúdos estão disponíveis em www.pensarbrasil.com.br

Tuitaço reivindica direitos do trabalhador no Brasil

Com o propósito de trazer uma profunda reflexão sobre as relações de trabalho, o longa-metragem brasileiro “Pureza”, teve pré-estreia confirmada nessa quinta-feira (12/5), dentro da programação do Pensar Brasil. Para reforçar esse debate, a organização do evento uniu a equipe do filme e outras 85 entidades trabalhistas que lutam pelo fim da escravidão no mundo, e participará de uma grande mobilização no Twitter e no Instagram marcada para as 13h desta sexta-feira (13/5).

Personalidades como Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil, a atriz Dira Paes, protagonista de Pureza, além de entidades como o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Comissão Pastoral da Terra estarão juntos na iniciativa. Para participar do tuitaço, que tem a expectativa de atingir 10 mil tweets em uma hora, basta marcar personalidades ou amigos para o retweet e usar as hashtags #NãoAoTrabalhoEscravo e #SomosTodosPureza.